Top do Top

As primeiras marcas que vêm à cabeça do cearense, sem especificar uma categoria, são Nike, Coca-Cola e Nestlé. Elas são as marcas Top do Top, da pesquisa Anuário Datafolha Top Of Mind 2024-2025. De forma espontânea, a Nike foi citada por 5,2% dos entrevistados; a Coca-Cola, por 5%; e a Nestlé, por 3,9%.


O empate triplo se dá devido à margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o Datafolha, responsável pela metodologia e pela execução da pesquisa, foi utilizado o teste estatístico de proporção como critério de desempate. Mesmo com a aplicação do teste, a situação de empate permaneceu.


Quando são considerados apenas os resultados de entrevistados das classes A e B, o empate é quádruplo: Nike (8%), Coca-Cola (6,6%), Nestlé (5,2%) e Samsung (4%). Entre o público geral, a Samsung ficou com 3,1%. A marca coreana já ganhou a categoria três vezes.


A Nike, que está entre as vencedoras nas últimas três edições, diz ter como prioridade se aproximar dos consumidores por meio do incentivo ao esporte. “A Nike quer continuar a inspirar pessoas a tornar o esporte um hábito diário, e acreditamos que o cearense tem um espírito que se conecta com a nossa missão”, diz Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, distribuidora oficial Nike no Brasil.


Em 2022, a marca inaugurou a segunda loja do País com o conceito “Rise”, no shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza. “Esse formato inovador da marca, já adotado em países como Estados Unidos, Argentina, Índia e Coreia do Sul, proporciona uma experiência de compra premium”, afirma Gustavo.


A Coca-Cola é campeã invicta em todas as 17 edições da pesquisa, desde 2002, quando o levantamento se chamava “Marcas do Ceará”. Vale destacar que na edição de 2002 não havia critério de desempate, e 12 marcas dividiram a liderança.


“No Ceará, a Coca-Cola tem apoiado, por meio da Solar, projetos que abarcam temas como água, energia, resíduos, responsabilidade social, inclusão, diversidade e capacitação de jovens. Dessa maneira, mesmo que o produto tenha alcance mundial, a Solar busca se conectar com as pessoas exaltando o local, o regional e se conectando com as particularidades de cada estado”, relata Victor Távora, gerente de Marketing da Solar Coca-Cola, a engarrafadora responsável pela produção, comercialização e distribuição no Estado.

A Nestlé venceu a categoria sete vezes.


“Durante mais de um século, estamos vivendo o Brasil e acompanhando todas as transformações, colocando as pessoas como protagonistas. Estar entre as marcas mais lembradas pelos cearenses mostra que estamos no caminho certo, e isso nos enche de orgulho”, afirma Rafael Berenguer, gerente executivo de Marketing e Comunicação da Nestlé.


Em ações específicas para o público do Estado, a Nestlé se dedicou a promover uma campanha de adoção responsável de gatos, a Friskies Miau-Dota, de Purina® Friskies®, em Fortaleza, nos anos de 2022 e 2023. Em janeiro de 2024, por iniciativa de Aveia e Molico, foi montada a arena Verão Mais Leve, espaço exclusivo que combina esportes com momentos de relaxamento, na Beira-Mar da Capital.


Em abril de 2024, a Nestlé foi acusada de adicionar açúcar em alimentos para bebês somente em países da Ásia, África e América Latina — inclusive o Brasil —, no que apontou relatório publicado na época pelas ONGs Public Eye e Ibfan.


A denúncia trata dos produtos Nido (ou Ninho) e Cerelac (ou Mucilon). Segundo o levantamento, em alguns mercados da Europa — inclusive na Suíça, onde fica a sede da empresa —, os alimentos são comercializados sem adição de açúcar.


Foram examinados 115 produtos Mucilon vendidos nos principais mercados da Nestlé na África, Ásia e América Latina. Desse número, 108 (94%) contêm adição de açúcar.


Ao todo, 9,2% não souberam dizer o nome de nenhuma marca (eram 4,4% em 2023). Nas classes A e B, esse percentual foi de 3,4% (era 0,7% em 2023).