Supermercado

Cometa e Assaí conquistaram o primeiro lugar na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, na categoria “supermercado”. O Cometa teve 17,3% das menções espontâneas, enquanto o Assaí, embora seja um atacarejo, obteve 15,7%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.


Cometa é o terceiro maior vencedor da categoria, com cinco conquistas em 17 edições (2013, 2021, 2022, 2023 e 2024) incluindo a de 2002, quando a pesquisa se chamava “Marcas do Ceará”. Em duas dessas lideranças, nos anos de 2013 e 2021, houve empate com o Extra, líder com 11 conquistas. O Pão de Açúcar também venceu seis edições (2002, 2004, 2006, 2007, 2009 e 2013).


As marcas cearenses emplacaram sete posições no ranking das dez mais votadas: Cometa, Center Box, Lagoa, Frangolândia, Pinheiro, Super do Povo e São Luiz. O Cometa Supermercados encontra-se em expansão, com 38 lojas em pontos estratégicos de Fortaleza e da Região Metropolitana e um time de 3.316 colaboradores. Para 2024, a previsão é inaugurar sete lojas. “Trabalhamos forte a questão da competitividade, buscando sempre ofertar o menor preço e seguimos um calendário de ofertas bem definido.



Dessa forma, todos os dias temos promoções nas lojas”, diz Waleska Caldas, coordenadora de Marketing do Cometa. Ela credita o bom resultado à presença física e alcance de boa parte da Cidade, com uma política de preços agressiva. “Em breve lançaremos o e-commerce, com as opções de delivery e retirada em loja. Queremos estreitar a relação com o nosso consumidor e atingir parte do público em bairros nos quais ainda não é possível estarmos fisicamente.”


O Assaí Atacadista é uma corporation (empresa sem um único controlador) de Cash&Carry/Atacarejo, fundada em São Paulo e que completa 50 anos em 2024. Tem mais de 290 lojas em 24 estados, além do Distrito Federal. É certificada pelo selo Great Place to Work (GPTW). Claudemir do Carmo, diretor de Operações Norte e Nordeste, destaca o trabalho com “estratégias personalizadas assim como a experiência de compra completa e agradável”. O Ceará foi o primeiro estado fora do eixo Rio-São Paulo a receber uma loja do Assaí Atacadista. A rede tem 15 lojas no Estado. Dez unidades estão localizadas na Capital, duas na Região Metropolitana e três nos municípios de Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu.


“Trabalhamos com um amplo sortimento de produtos, com marcas e fornecedores da região, e um atendimento humanizado.” O aplicativo próprio, “Meu Assaí”, é uma das ações e estratégias que a marca usa para criar relacionamento com o cliente. O Assaí também patrocina campeonatos de futebol, como o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste.


Com índices de lembrança menores, estão: Center Box (5,7%), Lagoa/Hiper Lagoa (5,3%), Atacadão (5%), Pão de Açúcar (4,9%), Frangolândia (4,8%), Pinheiro (4,5%), Super do Povo (4%), São Luiz (3,5%), Super Lagoa (1,9%), Carrefour (1,8%), Exito Mercantil (1,7%), Superbox (1,6%), Líder Box (1,6%), Mix Mateus (1,4%), Anali (1,3%) e Uniforça (1,2%). Hiper Lagoa é uma provável menção a Super Lagoa, a soma daria 7,2% e seria o terceiro maior índice. Nas classes A e B, Cometa e Assaí também dividem a liderança nesta edição, com 22,4% e 17%, respectivamente.