Hapvida NotreDame Intermédica é, pela nona vez, a marca mais lembrada quando o assunto é “plano de saúde”. Na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, a Hapvida foi citada de forma espontânea por 49% dos entrevistados, superando o ano anterior, com 48,5%. Hapvida acumula nove conquistas (2011, 2012, 2013, 2014, 2016, 2020, 2022, 2023 e 2024). A Unimed tem dez vitórias, incluindo a edição de 2002, “Marcas do Ceará”.
A Hapvida NotreDame Intermédica tem 15,9 milhões de clientes e conta com uma equipe de mais de 67 mil colaboradores. São 796 unidades assistenciais próprias. “Acreditamos em uma visão holística de nosso paciente, em que ele é o centro de nosso ecossistema, nossa razão de ser”, disse Jaqueline Sena, vice-presidente de Odontologia e Marketing da Hapvida NotreDame Intermédica.
Com 30,2% das menções, aparece Unimed. As duas maiores representações no Estado do Sistema Nacional Unimed são Unimed Ceará e Unimed Fortaleza. A Unimed Ceará foi fundada em 1985 sob o modelo empresarial cooperativista e tem nove filiadas, nos municípios de Redenção, Aracati, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crateús, Itapipoca, Quixeramobim, Sobral e Limoeiro do Norte. Tem cerca de 70 mil clientes no Estado e 380 colaboradores.
“As conquistas alcançadas sempre tiveram como base a unidade política da Federação das Unimeds do Estado do Ceará. Tudo isso alicerçado ao novo modelo assistencial que prioriza a excelência junto ao Atendimento ao Cliente”, aponta o presidente da Unimed Ceará, Francisco de Assis Sampaio.
Fundada em 1978 por 23 médicos, a Unimed Fortaleza é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com 358.189 clientes e mais de quatro mil médicos cooperados, incluindo pessoas físicas e jurídicas.
A cooperativa tem uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que tem serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oncologia pediátrica, além de um centro cirúrgico. A rede própria conta também com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed e oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.
Em 2024, a Unimed Fortaleza saltou da 36ª para a 33ª posição, no ranking “The World's Best Hospitals in Brazil 2024” da revista Newsweek, sendo o primeiro colocado entre os hospitais do sistema Unimed de todo o País e o segundo do Nordeste entre os hospitais ranqueados.
Marcos Aragão, presidente da Unimed Fortaleza, conta como estreitou o relacionamento com os clientes e com o mercado: Café com RH, evento que reúne grandes nomes do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para discutir as tendências e melhores práticas de mercado. Pela primeira vez, o evento foi aberto ao público.
Em 2002, quando a pesquisa ainda se chamava “Marcas do Ceará”, a Unimed ganhou a categoria “plano de saúde” com 50% de citações. Com menores índices: SiM (1,2%), Cartão de Todos (1,1%) e Amil (1%). Um em cada dez (10,5%) não soube informar o nome de algum plano de saúde (eram 9% na edição passada).
Nas classes A e B, uma inversão. Unimed obteve o maior percentual, 46% das citações. Hapvida ficou com 38,1%, empatada devido à margem de erro de oito pontos, para mais ou para menos. Nessa faixa de entrevistados, não souberam informar o nome de algum plano 4,9% (eram 4,5% em 2023 e somente 0,6% nos anos de 2022 e 2021).