Ótica e joalheria

A Óticas Boris consolida-se como a única vencedora da categoria “ótica e joalheria” na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Nesta edição, o índice obtido foi de 32,5% (eram 36,2% na edição anterior). Logo em seguida, aparece Diniz, com 7,2% (eram 11,9% em 2023).


“Além de sermos especialistas em óculos de grau há mais de 50 anos, sempre acreditamos que o cuidado especial com os nossos clientes foi, e continua sendo, uma peça primordial para o nosso sucesso”, diz José Airton Boris, fundador da Óticas Boris. A primeira loja foi inaugurada em 1973 e, agora, a empresa tem mais de 60 lojas no Ceará.


Seu Boris, como é chamado por clientes, atribui os bons resultados da marca ao “carinho e a dedicação que fazem parte da bagagem” da empresa. “Sempre priorizamos cuidar de cada detalhe, desde a recepção em nossas óticas, no atendimento e até mesmo na confecção de suas lentes, tornando a experiência inesquecível.”


Isso, segundo ele, sem deixar de lado as mídias, trabalhando a imagem da Óticas Boris tanto nas mídias on-line como off-line. “Além da televisão, dos jornais e das revistas, também agregamos o on-line às nossas estratégias, apresentando ações ainda mais impactantes para o nosso público”, explica. Em segundo lugar, a Óticas Diniz teve 7,2% das menções.


Fundada em 1992 por Arione Diniz, em São Luís (MA), a empresa tem mais de mil lojas físicas no País, além do e-commerce. Ariane Diniz (filha do fundador) assumiu, em 2019, a Presidência da franqueadora Diniz Franchising. Uma das iniciativas em destaque é a plataforma Diniz Social, voltada à promoção da responsabilidade social, que busca mitigar a evasão escolar causada por problemas de visão em crianças em situação de vulnerabilidade.


Outras marcas citadas pelo consumidor cearense foram: Casa dos Relojoeiros, com 6,1% (eram 5,4% na edição anterior) — que também detém a marca CR Ótica, loja conceito no Iguatemi Bosque — ; Itamaraty (2,9%), Carol (2,7%) e Vivara (1,2%), entre outras lojas com índices mais baixos. A parcela que não soube informar o nome de alguma ótica e joalheria foi de 25,5% (na edição anterior, eram 15%).


Nas classes A e B, a Boris também é a maior vencedora, com 16 vitórias nas 16 edições em que a categoria foi pesquisada. Foram 35,5% das menções espontâneas na edição 2024 (eram 29,5% em 2023). Em seguida, aparecem Casa dos Relojoeiros, com 12,8% (eram 10,2% na edição passada), Diniz, com 5,4%, e Ótica Carol, com 5,2%. Ao todo, 15,6% não souberam informar algum nome na pesquisa das classes A e B (eram 11,7%).