Operadora de telefonia

Quando se fala em “operadora de telefonia”, qual empresa vem à sua cabeça? As marcas Oi e TIM são as mais lembradas pelos entrevistados na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025. Oi, com 24,8%, e TIM, com 21,8%, dividem a liderança após o teste estatístico aplicado devido à margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.


A Oi tem cerca de cinco mil funcionários, especializada em conectividade por fibra óptica e um portfólio amplo de produtos e serviços para o consumidor final, empresarial e o segmento corporativo, por meio da “Oi Soluções”. Desde abril de 2022, a Oi não opera mais em linha móvel. Lívia Marquez, diretora de Comunicação e Mídia da Oi, lembra que o Ceará é um dos maiores mercados da empresa. “A campanha que fizemos no Nordeste incorporou temas regionais, com formatos inovadores e pautas quentes, promovendo interações com as cidades por meio de influenciadores.”


A região é prioridade de investimentos em atendimento e infraestrutura, segundo ela. “Dessa forma, criamos narrativas com objetivo de resgatar a credibilidade e a liderança e, ao mesmo tempo, posicionar a marca como a melhor operadora líder em fibra óptica. E essa estratégia já demonstrou excelentes resultados, aumentando nossa preferência de marca em 25%.” Ação de marketing destacada pela empresa é o patrocínio do programa Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo. De acordo com Lívia, trouxe grande visibilidade e credibilidade para a empresa. Quem está à frente das campanhas macro é a agência Hubble.


A TIM chegou ao Brasil e ao Ceará no mesmo ano, em 1998. Três anos depois, era o único grupo de telefonia móvel presente em todo o País. Em dezembro de 2023, a empresa chegou à marca de 200 municípios cobertos com a rede 5G e se destaca pela maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil. Tem cerca de dez mil funcionários em todas as regiões do País e mais de 360 colaboradores no Ceará.


O diretor de Vendas da TIM Nordeste, Bruno Talento, acredita que o bom resultado na pesquisa se deve ao fato de o Ceará ser um estado estratégico para a empresa, um polo de inovação e tecnologia. “Temos desenvolvido, além de ofertas e benefícios atrativos para os clientes, projetos importantes de comunicação, apresentando ao público campanhas com forte conexão com os usuários e tendo sempre um olhar voltado para temas de diversidade e inclusão, que são essenciais no relacionamento com o consumidor atual.”


A marca tem 2,9 milhões de clientes cearenses e cerca de 109 Pontos de Venda (PDV), entre lojas próprias, revendas e lojas master (sem venda exclusiva de produtos TIM). “Todos os 184 municípios cearenses contam com o sinal 4G da TIM, que também é a única operadora a cobrir 100% dos bairros de Fortaleza com a tecnologia 5G”, reforça Bruno. Outras operadoras lembradas foram Claro (20,4%), empresa da mexicana América Móvil; e Vivo (20%), concessionária da marca Telefônica Brasil. Ao todo, 5,6% responderam “não lembra”.


Nas classes A e B, a TIM aparece em primeiro lugar da categoria com 29,8% das menções do público, seguida por Vivo (21%), Claro (20,7%) e Oi (20,1%). Nessa faixa, com menores percentuais apareceram Global (2,8%), NET (0,9%), Motorola (0,7%) e Telecom (0,7%).