As campeãs da categoria “Marca que representa o Ceará” são M. Dias Branco, Fábrica Fortaleza e Fortaleza, com, respectivamente, 5,9%, 4,4% e 4,2% na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025. Apesar das diferentes nomenclaturas, os nomes fazem referência ao mesmo grupo. Chama atenção o índice dos que não souberam responder um nome, 41,3%.
É a primeira vez que os resultados são divididos por menção desde o lançamento da categoria em 2021. Nas edições anteriores, M. Dias Branco/Fábrica Fortaleza obteve 15,1%, 11% e 13,5%. Assim, em relação à edição passada, o grupo teve melhora, pois, somadas, as porcentagens das menções individuais chegam a 14,5%.
A M. Dias Branco é dona de algumas das marcas mais tradicionais do Ceará, como Fortaleza e Richester. A empresa tem 17 mil colaboradores distribuídos em 16 unidades industriais no Brasil e uma no Uruguai. Nas quatro unidades industriais do Estado, são aproximadamente seis mil colaboradores diretos.
Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco, acredita que o destaque deve-se ao propósito de “construir uma relação de confiança com todos os consumidores, oferecendo alimentos para diferentes perfis de consumo”. “A partir de um portfólio completo, contemplamos todos os gostos, idades e faixas de preço por meio de nossas mais de 20 marcas que estão presentes em diferentes ocasiões de consumo.”
Fortaleza foi a primeira marca a ser lançada pela M. Dias Branco e agora tem cerca de 60 produtos, dentre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos da marca Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Mariana Chiappetta, gerente de Marketing da marca Fortaleza, ressalta que o bom resultado histórico é pautado na tradição da marca, que tem como base os valores de amor, afeto e família: “A marca Fortaleza está sempre próxima do seu consumidor, entendendo suas necessidades, seja para a ampliação do portfólio, seja na forma de se comunicar. Com um posicionamento ancorado no afeto, a marca busca estreitar relações com seus consumidores em todos os pontos de contato”.
O desempenho da Cajuína São Geraldo impressiona. Foi a segunda marca mais lembrada na pesquisa geral, com 3,4% das menções, e nas classes A e B, com 6,5%. Com uma história de mais de 45 anos no mercado, a marca caririense produz refrigerantes de caju. São mais de 700 colaboradores distribuídos na fábrica em Juazeiro do Norte e no Centro de Distribuição em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Tiago Caldas, gerente de Marketing da Cajuína São Geraldo, destaca os investimentos em marketing. “Campanhas publicitárias criativas, collabs com outras marcas, ações de trade marketing e um comercial muito mais ativo, disponibilizando o produto nos PDVs (pontos de vendas), são ações que nos ajudaram a chegar ao resultado. Sabemos que existem várias outras concorrentes na categoria que possuem muito mais tempo de mercado e investimentos muito maiores em marketing. Em contrapartida, somos uma marca que se veste de Nordeste em toda a sua essência e em sua comunicação. Valorizamos nossa cultura”, afirma.
Também foram citadas: Ypióca (1,9%), Indaiá (1,8%), Verdes Mares (1,2%) e Ceará Sporting Club (1%), dentre outras marcas com índices mais baixos. Nas classes A e B, a M. Dias Branco obteve 13,4% dos votos e é a maior vencedora da categoria, com quatro vitórias consecutivas. Depois da vice, a Cajuína São Geraldo (6,5%), aparecem Fábrica Fortaleza e Ypióca, empatadas com 4%.