A categoria “loja de varejo” estreia na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025. Três nomes dividem a liderança. São eles: Casa Freitas (citada como Casas Freitas), com 11,6%, Freitas Varejo (agora Freitas), com 11%, e Atacadão, com 9,9%. A situação de empate permaneceu após aplicação de teste estatístico devido à margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Ao todo, 26,8% não souberam ou não lembraram uma marca nessa categoria.
A Casa Freitas é uma rede de lojas de departamento fundada em 1959 por Pedro Freitas, ex-camelô em São Paulo. O negócio começou como uma pequena loja de utilidades domésticas e se expandiu gradualmente para outros setores, como cama, mesa, banho, eletrodomésticos, brinquedos e outros.
A empresa tem 1.200 colaboradores e 45 lojas nos estados de Ceará, Pará, Piauí e Maranhão, além de ter presença no digital atendendo todo o País. Alex Miura, diretor de Marketing, Atendimento e E-commerce, acredita que o bom resultado está ligado a pontos como preços competitivos, tradição, variedade de produtos e presenças local e digital.
“Triplicamos o nosso time com o objetivo de fortalecer a presença de marca no Norte e Nordeste e estabelecer cada vez mais a presença nos canais digitais, como redes sociais, canais de buscas e relacionamento com o cliente, além de construir ativações e campanhas que geram cada vez mais conexão de marca com o consumidor”, afirma.
A Freitas é uma loja de utilidades para o lar fundada por Pedro Filho, o filho de Pedro Freitas (da Casa Freitas). A empresa tem aproximadamente dois mil colaboradores, 33 lojas Freitas, 20 Freitas Express (modelo de franquia) espalhadas pelo Nordeste e três grandes centros de distribuição localizados no Ceará, em Santa Catarina e na Bahia.
Pedro Neto, diretor de Marketing e Inovação, observa que o bom resultado é devido à qualidade dos produtos, pelo preço justo e pelo mix. “Focamos em vários detalhes para atrair o cliente, como inovação e atendimento. Tudo é milimetricamente pensado, desde a padronização com relação à exposição dos produtos no Ponto De Venda (PDV) até as embalagens, que são desenvolvidas para os nossos produtos de marcas próprias”, diz.
Outra marca vencedora, o Atacadão é uma empresa do Grupo Carrefour Brasil com mais de 360 unidades de autosserviço e 36 atacados de entrega e centros de distribuição, totalizando mais de 73 mil funcionários. O CEO, Marco Oliveira, lembra que o Ceará está entre os dez estados com o maior número de lojas no País.
“Chegamos ao Ceará em 2009. Nesses 15 anos de história, estamos presentes em seis cidades com 12 lojas, um atacado de entrega e centro de distribuição. Com a nossa presença no Ceará, assumimos compromissos essenciais, buscando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, além de oferecer produtos de qualidade a preços justos para sermos os parceiros ideais para os pequenos e microempreendedores, que escolhem o Atacadão para abastecer seus negócios e gerar renda.”
Com menores índices, também foram citados Assaí (4,6%), Americanas (4,6%), Magazine Luiza (2%), Cometa (1,7%), C&A (1,4%), Casa Pio (1,4%) e Casas Bahia (1,4%), dentre outras marcas. Nas classes A e B, houve empate quádruplo: Casa Freitas, com 12,8%, Freitas Varejo, com 12,4%, Atacadão, com 11,4%, e a Americanas, com 8,3%.