A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, pelo segundo ano consecutivo, apresenta as marcas Ninho e Itambé como as mais lembradas pelos cearenses na categoria “leite em pó”. As marcas conquistaram, respectivamente, 44,1% e 41,3% das menções espontâneas (eram 44,4% e 42,6% em 2023).
A situação de empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos para mais ou para menos. Neste caso, utiliza-se o teste estatístico de proporção como critério de desempate. Mesmo com a aplicação do teste, a situação de empate permaneceu. Nas classes A e B, Ninho foi a única vencedora, com 50,5% das citações.
Com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a Nestlé, detentora da marca Ninho, afirma seguir renovando seu compromisso com a sociedade por meio da garantia da nutrição e do bem-estar de bilhões de pessoas. A companhia informa manter iniciativas sustentáveis nas suas fábricas, como minimizar a utilização de água e energia, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens.
Em relação às suas principais campanhas publicitárias, Rafael Berenguer, gerente executivo de Marketing e Comunicação da Nestlé, destaca “a promoção do Dia das Mães de Ninho®, que homenageou o papel fundamental das mulheres mães na formação de seus filhos e deu ferramentas para que elas seguissem amparadas na missão de maternar”. Diz ele: “Com o tema ‘Aprendizado começa no Ninho’, a iniciativa estimulou o desenvolvimento das crianças, oferecendo como prêmio acesso a atividades para os pequenos desenvolverem novas competências por meio da educação e da diversão”.
Por sua vez, a Itambé iniciou sua história na década de 1940, quando representantes de seis cooperativas associadas e alguns produtores individuais formaram a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Leite Ltda. A empresa produz três milhões de litros de leite por dia, tem mais de cinco mil fornecedores, cinco fábricas no Brasil e mais de três mil funcionários diretos.
Na frente de concorrentes de peso nacional, como Nestlé (2,4%) e Molico (1,6%) — quarto e quinto lugar, respectivamente —, a Betânia obteve o terceiro lugar, com 5,5%. A Betânia é uma marca que nasceu e cresceu no Ceará, em 1971, fundada por Luiz Prata Girão, em Quixeramobim.
Hoje é considerada a maior indústria de lácteos do Nordeste, com liderança em UHT (40% de share) e a vice-liderança em iogurtes na região. Integra ao lado de Camponesa e Embaré o portfólio da Alvoar Lácteos, com 250 produtos, capacidade de 4,8 milhões de litros de leite/dia, 4.500 colaboradores diretos e sede em Fortaleza.
Em abril de 2024, relatório das ONGs Public Eye e Ibfan apontou adição de açúcar em dois produtos da Nestlé somente em países da Ásia, África e América Latina — inclusive o Brasil. O levantamento mostrou que Nido (ou Ninho) e Cerelac (ou Mucilon) são comercializados sem adição de açúcar em alguns mercados da Europa.
Nas classes A e B, além de Ninho e Itambé, com 50,5% e 34,5% de menções, respectivamente, apareceram as seguintes: Nestlé (4,5%), Betânia (2,5%), Molico (1,5%) e Jaguaribe (1,5%).
Considerando a população geral, 1,7% dos entrevistados não soube responder um nome. Nas classes A e B, a porcentagem também foi de 1,7%.