O Grupo Clementino Fraga e o Emilio Ribas dividem a liderança da categoria “laboratório de análise clínica” na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025. Nesta edição, Clementino Fraga foi lembrado, de forma espontânea, por 6,9% dos moradores adultos de Fortaleza (eram 6,4% em 2023) e Emilio Ribas por 6,5% (eram 10,2% em 2023). A situação de empate se manteve após teste estatístico devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
É a segunda vez, em cinco edições da categoria, que as empresas compartilham a primeira posição. A primeira aconteceu em 2022, quando Emilio Ribas teve 10,7% das menções e o Grupo Clementino Fraga, 8,5%. O Clementino Fraga é um centro laboratorial com mais de 400 funcionários e 33 unidades espalhadas por todo o Estado. Dentre suas acreditações, certificações e qualificação em ensaios de proficiência, estão Controllab, Palc, ISO 9001 e ONA Nível 2.
A principal campanha de marketing do laboratório, desenvolvida por uma equipe interna e com apoio especializado externo das empresas Ping Pong Estratégia e P Makers, tem sido direcionada à valorização da relação com os clientes e à divulgação dos valores da empresa. Diante do lema “Cuidado com o que é essencial”, a iniciativa destaca o compromisso em oferecer serviços de alta qualidade utilizando uma abordagem multicanal (mídias sociais, anúncios impressos e digitais, além de eventos e ações de relacionamento com a comunidade).
Conforme Luiz Carlos Tomé, diretor-executivo do Grupo Clementino Fraga, o objetivo é fortalecer ainda mais a percepção positiva da marca e reforçar a confiança dos clientes nos serviços. “Estamos empolgados com os resultados até agora e continuaremos investindo em iniciativas que promovam nosso propósito, que é cuidar das pessoas promovendo segurança e bem-estar”, afirma.
O laboratório Emilio Ribas é o maior vencedor, com cinco conquistas em cinco edições, ante duas de Clementino Fraga. Ambos os laboratórios também assumem as primeiras posições na pesquisa nas classes A e B.
O Emilio Ribas completa 45 anos em 2024. Para fomentar a área de educação e pesquisa científica, o laboratório elaborou o “Emilio Ensino e Pesquisa”, que tem cinco eixos, fornecendo treinamento contínuo para profissionais da área de saúde, alunos de medicina e médicos e alunos do ensino fundamental e médio, com educação social, educação corporativa e centro de pesquisa e desenvolvimento.
Ao todo, mais de 400 colaboradores estão distribuídos em 18 unidades. O “Outubro Verde Rosa” é uma campanha do Emilio Ribas promovida anualmente pela agência Timoneiro Marketing. Para cada mamografia realizada, uma outra é doada para uma mulher assistida pela Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca).
“Da Alice à Zélia, cada história de vida é valorizada e cuidada com a dedicação que só uma instituição com essa bagagem pode oferecer”, diz Rachel Petrola, CEO do Emilio Ribas. Outros laboratórios citados foram: Hapvida (3,3%), Clínica SiM (2,8%), Unimed (2%), Instituto Pasteur (1,8%) e Linus Pauling (1%).
É interessante evidenciar que 54,3% dos entrevistados não souberam informar o nome de algum laboratório de análise clínica (eram 48,9% em 2023). Nas classes A e B, o percentual também se elevou, de 29,8% em 2023 para 42,7% nesta edição. Na faixa de maior renda, Clementino Fraga alcançou 11% das respostas e Emílio Ribas, 9,5%.