Jornal

O O POVO segue líder quando o assunto é jornalismo entre os cearenses. Pela 15ª vez, o jornal é o mais lembrado na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025. A marca de 96 anos foi citada por 39% dos entrevistados — uma diferença de 25,8 pontos percentuais em relação ao segundo colocado. Entre as classes A e B,  O POVO, fundado em 1928, foi mencionado por 43,5% dos participantes.


Em segundo lugar na pesquisa aparece o jornal Diário do Nordeste, com 13,2%. O Diário, que pode ou não fazer menção ao Diário do Nordeste, ficou em quarto lugar com 4,5%. O Datafolha considera os nomes como distintos, pois foram citados de forma diferente pelos entrevistados. Mesmo somando as porcentagens, O POVO continua na liderança com 21,3 pontos percentuais a mais.


Para Cliff Villar, jornalista e diretor Corporativo do Grupo de Comunicação O POVO, a lembrança tem a ver com a legitimidade e a relevância da marca, conquistadas durante os quase 100 anos de existência. “Ademais, se juntarmos esta ancestralidade às novas tecnologias, nas quais O POVO se destaca, em suas diversas plataformas, acaba por resultar num recall de pertencimento e representatividade”, afirma.


Acompanhar as mudanças da sociedade é o grande diferencial do grupo. O POVO é o único grande jornal impresso em circulação no Ceará. Também investe no audiovisual e nas mídias sociais.


Até abril de 2024, o jornal acumulava mais de 1,7 milhão de seguidores no Instagram, 981 mil inscritos no YouTube e 246 mil no TikTok. Além disso, conta com um produto inovador: a plataforma de streaming O POVO+, que oferece acervo de séries e documentários, reportagens especiais, podcasts, cursos e palestras, livros, jornal do dia e colunistas.


O POVO também integra o The Trust Project, rede de organizações que usa indicadores para garantir transparência e credibilidade ao leitor, e o Projeto Comprova, o qual faz checagem de fatos e combate às fake news.


“Informar com qualidade e reforçar o nosso bom relacionamento, oferecendo soluções, são pontos principais para continuarmos sendo relevantes para o nosso público”, declara Villar. “Todo esse trabalho de unir as mídias tradicionais e as novas mídias coloca O POVO na posição de liderança no Ceará. o povo é vanguarda”, destaca Daniela Nogueira, jornalista e assessora de Comunicação do Grupo.


Foram lembrados também Jornal Nacional (11,3%), CETV (2,3%), Jornal do 10 (2,1%), Record (2,1%), Jangadeiro (2%), O Globo (1,7%), Jornal Hoje (1,2%), Globo (1,1%) e G1 (1,1%), dentre outros. Ao todo, 7,9% responderam não saber/não lembrar algum jornal.


Nas classes A e B, com 43,5% das menções, O POVO ficou 26,2 pontos percentuais à frente do segundo lugar. O Diário do Nordeste, segundo lugar, teve 17,3%, seguido de Jornal Nacional (8,2%) e Diário (6,3%). Ao somar os valores de Diário do Nordeste e Diário, O POVO ainda tem 19,9 pontos percentuais a mais. Na pesquisa das classes A e B, 4,5% não souberam informar algum nome.