Hospital

Pela primeira vez na história da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) venceu de maneira isolada a categoria “hospital”. O HGF foi lembrado, de forma espontânea, por 18,7% dos moradores entrevistados na capital cearense. Com isso, soma quatro conquistas em 16 edições.



Anteriormente uma unidade pertencente ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica, Previdenciária e Social (Inamps), o HGF é referência para o Norte e o Nordeste em assistência de alta complexidade. Foi inaugurado em 23 de maio de 1969 e, desde 1990, quando foi estadualizado, integra o Sistema Único de Saúde (SUS).


Ivelise Brasil, diretora-geral do HGF, afirma que existe um trabalho contínuo sendo realizado junto à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para execução de estratégias e ações de fortalecimento da assistência. “Dentre elas, o aumento da oferta de serviços especializados e o aumento de pessoal, com o concurso que tivemos recentemente — um dos maiores da história do Ceará”, complementa Ivelise.


A instituição oferece mais de 500 leitos, entre enfermarias de internação, emergência, obstetrícia e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Mensalmente, são mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais, 800 cirurgias (eletivas e emergenciais) e 220 mil exames laboratoriais, realizados por um corpo funcional que ultrapassa os cinco mil colaboradores.


O HGF também conta com emergência de portas abertas 24 horas e é referência nacional no atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), sendo o único do Brasil a ter uma enfermaria exclusiva para tratamento de AVC hemorrágico. Além disso, tem a unidade de AVC isquêmico, que completa 15 anos de atividade em 2024. É o único Banco de Olhos Público do Estado, sendo também destaque em transplantes de fígado, pâncreas e rins.


O maior vencedor da categoria, com 13 conquistas, é o Instituto José Frota (IJF). Nesta edição, o IJF obteve 7,8% das menções e ficou em quarto lugar. O IJF é um centro hospitalar da Prefeitura de Fortaleza integrado à rede de urgência e emergência de nível terciário e referência regional no socorro às vítimas de traumas de alta complexidade, como fraturas múltiplas, lesões vasculares e neurológicas graves, queimaduras e intoxicações agudas, além de instituição de ensino, pesquisa e orientadora de políticas públicas.



José Maria Sampaio Menezes Júnior, superintendente do IJF, diz que o órgão mantém seu compromisso histórico de ser uma referência. “Não só no atendimento qualificado às vítimas de acidentes, colisões de trânsito e situações de violência, mas também na formação de novos profissionais e na promoção da proteção à vida.” O Hospital da Unimed ficou em segundo lugar, com 8,5%.


Entre as classes A e B, manteve a primeira colocação — tal como em todos os levantamentos anteriores. O Hospital, no São João do Tauape, completa 25 anos no dia 21 de setembro de 2024. É o hospital particular com o maior número de leitos em todo o Estado (330) — maior do Sistema Unimed no Brasil.



A operadora inaugurou um segundo hospital, o Hospital Unimed Sul, no bairro Luciano Cavalcante, no fim de 2022. Em nota, a Unimed Fortaleza declara que, ao longo de 2023, investiu em grandes campanhas com foco em branding, venda corporativa e programas fixos do calendário de ações, como Unimed Ativa, assessoria de corrida e caminhada, e o Programa Bicicletar.


Na pesquisa, 8% mencionaram a marca Hapvida (eram 8,5% em 2023). O nome “Antônio Prudente” (primeiro hospital da Hapvida em Fortaleza) teve 6,1% das citações. Levando em conta a menção, a Hapvida chegaria a 14,1%. Uma fração de 6,6% não soube informar o nome de algum hospital (eram 5,8% na edição anterior). Entre as classes A e B, o percentual de quem não soube responder caiu para 3,5% (eram 5,6% em 2023).