Faculdade

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, na categoria “faculdade”, apresenta uma variedade de marcas lembradas pelos cearenses. Pela nona vez, a Universidade de Fortaleza (Unifor) é a vencedora, com 19,2% das menções (eram 21,3% em 2023).


É a segunda maior vencedora da categoria em 16 edições. Lembrada por 12,9% dos entrevistados (eram 19,4% em 2023), a Universidade Federal do Ceará (UFC) completa 70 anos em 2024 e é tema desta edição do Anuário. Ficou em segundo lugar, mas ainda é a maior vencedora da categoria, com 12 conquistas.


Em relação às classes A e B, o cenário muda: ambas ocupam o primeiro lugar, com diferença mínima entre as porcentagens. A Unifor obteve 25,4%, enquanto a UFC ficou com 20,1% (a margem de erro nesta pesquisa é de oito pontos percentuais, para mais ou para menos). Em 2023, a colocação foi invertida: a UFC foi lembrada por 29,5% dos entrevistados das classes A e B, enquanto a Unifor teve 25,8% das menções.


Criada em 1973, a Unifor chega aos 51 anos em 2024. Reconhecida nas esferas regional, nacional e internacional, a instituição graduou mais de 110 mil estudantes, incluindo mais de 18 mil pós-graduados, em todas as áreas do conhecimento, como comunicação e gestão, jurídico, tecnologia e saúde.


São mais de 2.800 colaboradores, entre funcionários técnico-administrativos e professores. “A Universidade de Fortaleza sobressai e tem sua marca consolidada na mente dos cearenses por estar sempre atenta às tendências e às transformações sociais e do mundo do trabalho”, diz o reitor Randal Martins Pompeu.


Ao longo de 51 anos de existência, o reitor avalia que a Unifor “tem mantido o espírito inquieto, muito necessário para quem deseja estar atualizado com as novas realidades”. “Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, ela se firma como uma das maiores contribuintes para o desenvolvimento do Ceará”.


A UFC foi criada por iniciativa do professor Antônio Martins Filho, após anos de discussão sobre a federalização de instituições de ensino superior que já existiam no Estado. É composta por oito campi, sendo três em Fortaleza (Benfica, Pici e Porangabuçu) e cinco no interior do Ceará (Quixadá, Sobral, Crateús, Itapajé e Russas). A instituição também prepara em 2024 uma nova ampliação na Capital, com a criação do Campus Iracema.


Kamila Fernandes, secretária de Comunicação e Marketing da UFC, explica que “a Universidade Federal do Ceará se consolidou como uma das maiores e mais importantes universidades do País, tendo formado quase 120 mil pessoas e reunido mais de duas centenas de cursos de Graduação e Pós-Graduação, além das ações de extensão e dos inumeráveis projetos de pesquisa”.


A edição de 2024 do AD Scientific Index indica que a UFC tem 60 cientistas entre os 10% mais bem posicionados do mundo, sendo oito deles listados no top 3% do ranking. Ao todo, são 514 cientistas incluídos na lista, posicionando a UFC na 10ª colocação do Brasil e na 13ª da América Latina. Outras instituições lembradas foram: UniAteneu (7,3%), Uece (6,6%), Centro Universitário Estácio (6%), Maurício de Nassau (5,2%), Farias Brito (3%), Unichristus (2,8%), FIC/UniFIC (1,8%), Unifametro (1,7%), Uniasselvi (1,3%), Uni7 (1,2%), Faculdade Ari de Sá (1,1%) e Fanor (1,1%).


Nas classes A e B, também se destacaram as seguintes: Uece (7,8%), UniAteneu (6,4%), Estácio FIC (6,1%), Unichristus (5,7%), Uninassau (4,1%), UniFB (3,2%) e Unifametro (2,6%). Considerando a população geral, 16,3% dos entrevistados não souberam responder um nome. Nas classes A e B, foram 4,5%.