A Guanabara venceu a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025 na categoria “empresa de ônibus”. A marca é a maior e única vencedora da categoria, com 16 conquistas, incluindo a de 2002, quando se chamava “Marcas do Ceará”. Desta vez, Guanabara foi citada de forma espontânea por 14,7% dos entrevistados (eram 16,5% em 2023). Em 2021, a categoria “empresa de ônibus” não foi pesquisada no levantamento Anuário Datafolha Top of Mind.
De acordo com Rodrigo Mont'Alverne, gerente de Marketing da Guanabara, a empresa se destaca como a marca mais lembrada pelos cearenses por sua credibilidade há mais de 30 anos.
“Isso é fruto de todo um trabalho com responsabilidade e transparência o qual a sociedade reconhece, desde a questão da modernidade da frota, da capacitação dos colaboradores e das ações de natureza ambiental e sociocultural. Isso é valorizado pelos nossos clientes”.
Segundo ele, a empresa investe em modernização da frota, qualificação dos colaboradores, inovação tecnológica, expansão da rede de atendimento e ações de marketing e publicidade para fortalecer a marca.
Em 2022, a música “Pega o Guanabara e vem” foi lançada no mesmo ano da comemoração de 30 anos da empresa. Para Rodrigo, a coincidência foi uma oportunidade de a empresa se conectar ainda mais com os clientes.
“A música se tornou um símbolo cultural de uma região, aliando-se à tradição da marca Guanabara na prestação de serviços de transportes interestaduais e intermunicipais”. O hit foi gravado por diversos artistas, incluindo o cantor Wesley Safadão.
“Estamos muito orgulhosos de sermos a mais lembrada pelos cearenses e pelo Brasil inteiro. Esse reconhecimento é resultado do nosso compromisso em oferecer serviços de qualidade, com foco na segurança, no conforto e na satisfação dos nossos clientes.
Seguiremos investindo em inovação, tecnologia e valorização dos nossos colaboradores para continuarmos merecendo a confiança da população cearense”, completa o gerente de Marketing.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), apesar de não se tratar de uma empresa, foi citado por 6,1% dos entrevistados. É uma entidade sindical empresarial com mais de 70 anos de atuação associativa, representando todas as empresas de transporte público coletivo regular de Fortaleza e da Região Metropolitana.
Na sequência, aparecem as marcas: Fortaleza (5,6%), Vitória (5,4%), Viação São José (4,7%), Via Urbana (4,6%), Etufor (4,1%), Vega (3,7%), São Benedito (2,7%), Siará Grande (2,4%), Maraponga (2,3%), Dragão do Mar (1,6%), Santa Maria (1,4%), Aliança (1,2%), Santa Cecília (1,2%) e Fretcar (1%).
Guanabara, Fortaleza, Vitória, Via Urbana e Dragão do Mar pertencem ao grupo Guanabara. A soma dos percentuais chegaria a 31,9%.
O levantamento realizado entre as classes A e B também traz a Guanabara como vencedora. A empresa foi citada por 22% dos entrevistados, seguida por Sindiônibus (8,3%) e Via Urbana (6,1%), entre outras marcas.
Na população geral, cerca de um quinto dos entrevistados (22,6%) não soube informar o nome de alguma empresa de ônibus — eram 19,9% na edição anterior. Nas classes A e B, 15,5% não souberam dizer alguma marca (eram 14,4% em 2023).