Construtora

A MRV Engenharia é, pelo quinto ano consecutivo, líder na categoria “construtora” da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025. É a marca mais lembrada, sendo citada de forma espontânea por 8,4% dos entrevistados nesta edição (eram 8,7% em 2023). A conquista aconteceu de forma isolada, após dois anos de empate técnico com a Marquise. A MRV também venceu entre as classes A e B. Com oito vitórias cada, as maiores vencedoras da categoria são Mota Machado e Colmeia, que venceu em 2002, quando a pesquisa se chamava “Marcas do Ceará”.


Em quatro décadas de mercado, a mineira MRV é uma das cinco empresas a compor a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Atua no segmento de imóveis residenciais e tem mais de quatro mil casas e apartamentos lançados em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. A construtora emprega 18.500 funcionários, segundo dados de dezembro de 2023.


“Essa percepção é fruto do impacto positivo que geramos na vida das pessoas que buscam realizar o sonho da casa própria”, afirma Alessandro Almeida, diretor Comercial e de Crédito da Operação Nordeste MRV. De acordo com ele, a MRV avalia positivamente o momento do mercado imobiliário no Ceará. “Trata-se de um ano (2024) que nos sinaliza reduções nas taxas a serem praticadas, que vão deixar o cliente com mais poder de compra.”


A Marquise apareceu em segundo lugar na categoria, com 4,2% das citações (7,5% anteriormente). A empresa foi criada há quase 49 anos no ramo da construção civil e abrange diversos segmentos, como infraestrutura, incorporação, serviços e soluções ambientais, hotelaria, shopping centers, comunicação, atendimento ao cidadão e moda popular.


O crescimento do grupo levou à criação da Marquise Infraestrutura e da Marquise Incorporações, focadas em obras pesadas e no segmento imobiliário, respectivamente. A Mota Machado teve 3,7% das citações (4,8% na edição anterior). A empresa está há 55 anos em Fortaleza e também tem atuação em São Luís (MA) e Teresina (PI). A construtora obteve o terceiro lugar nas três edições mais recentes.


Dentre as votadas, a pernambucana Moura Dubeux é uma das poucas com ações listadas na B3. Ela está há 16 anos no Ceará e teve 35 lançamentos imobiliários, com 78 torres entre residenciais e comerciais em Fortaleza. No ano de 2023, a marca calcula mais de R$ 600 milhões em vendas apenas no Estado.


Na pesquisa, a construtora obteve 0,9% das respostas. “O que mais nos orgulha no nosso trabalho é poder contribuir para o desenvolvimento da Cidade. Essa entrega pode ser desde pequenas gentilezas urbanas a grandes revitalizações, como ocorreu no bairro Papicu com o Evolution”, diz Fernando Amorim, diretor regional.


Com índices mais baixos, estão: Colmeia (2,2%), Queiroz Galvão (1,8%), Construtop (1,5%), Diagonal (1,1%), Normatel (0,9%) e Prevcon (0,9%). Considerando as classes A e B, as porcentagens foram: MRV Engenharia (11%), Marquise (4,7%), Colmeia (4,5%), Mota/M. Machado (3,4%), Odebrecht (2,2%), Tenda (2%) e Moura Dubeux (1,9%).


Os números da pesquisa mostram que é muito alto o índice de desconhecimento das marcas no setor. Na análise da população geral, mais da metade (51,9%) não soube informar o nome de alguma construtora. Em 2023, eram 49,3%. Nas classes A e B, a porcentagem que não soube informar um nome foi de 38,1% (eram 36,6% em 2023).