Colégio

Farias Brito obteve 10,5% das respostas e Ari de Sá 9%. Os dois empataram como os colégios mais lembrados pelos cearenses na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025. Este é o quinto empate na categoria “colégio” entre as marcas, que dividiram a liderança também em 2022, 2020, 2014 e 2008.



Assim, o empate se dá devido à margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha utiliza o teste estatístico de proporção como critério de desempate e, mesmo com aplicação do teste, a liderança permaneceu dividida.


O Farias Brito é o maior vencedor da categoria desde 2002, com 15 conquistas em 17 edições. O Ari de Sá tem cinco conquistas, ficando em terceiro lugar na série histórica da pesquisa. O segundo lugar é do Colégio 7 de Setembro, que já ganhou a categoria 11 vezes. Em 2002, quando a pesquisa se chamava “Marcas do Ceará”, o Farias Brito e o Colégio 7 de Setembro foram vitoriosos, com 13% das menções cada.


Nesta edição, o Colégio 7 de Setembro foi mencionado por 7,2% dos entrevistados, seguido de Christus (5%), Liceu (2,1%), Tiradentes (2%), Castro Alves (1,4%), Salomé Bastos (1,4%), Master (1,4%) e Colégio Militar (1%), dentre outros menos citados. Liceu e Colégio Militar são as duas escolas públicas mencionadas com destaque na pesquisa. Uma parcela de 8,6% não soube informar o nome de algum colégio. O Farias Brito conta com seis sedes, sendo três em Fortaleza e o restante no Eusébio, em Sobral e no Crato.


Como forma de estreitar a relação família-escola, o Farias Brito escolheu como estratégia estar presente em diversas ferramentas digitais, por meio do portal, de comunicações via e-mail e WhatsApp. O colégio disse em nota que, com isso, pretende desenvolver as habilidades acadêmicas dos alunos, sem esquecer o lado socioafetivo.


A relação entre escola, alunos e família também é estratégica para o Ari de Sá. “O colégio tem como princípio que a família é mais importante do que a escola. Por causa disso, mantém constante diálogo, entendendo novos momentos pelos quais o jovem e a criança vêm passando, acompanhando essa onda de redes sociais, fazendo-se bem presente”, explica Evandro Colares, sócio-diretor da Advance, responsável pela publicidade do Ari de Sá. Com 24 anos de atuação no ramo, o Ari de Sá diz buscar o que há de mais moderno nas estratégias de comunicação para fortalecer a marca. Para Evandro, o resultado tem sido positivo. “É um objeto de desejo estudar no Ari de Sá”, afirma.


O Sistema Ari de Sá de Ensino (SAS), criado em 2006, é outro produto da marca que ganhou notoriedade. A plataforma deu origem à empresa Arco Educação, também fundada por Oto de Sá Cavalcante e seu filho Ari de Sá Cavalcante Neto, que teve o capital aberto na Nasdaq, a Bolsa de tecnologia de Nova York, em 2018. Em 2023, a empresa foi avaliada em R$ 7,4 bilhões e fechou o capital.