Cerveja

Após oito anos de hiato, a categoria “marca de cerveja” reestreia na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025. A Skol foi a vencedora desta edição, com 26,9% de menções. Nas edições de 2012, 2013, 2014 e 2016, a Skol também foi a única vencedora, com 25,2%, 44,5%, 47,6% e 45,6% citações, respectivamente.


Skol é a segunda maior vencedora da categoria, com cinco conquistas em 13 edições. A maior vencedora é a Antarctica, com oito conquistas. Em 2012, as duas empataram em primeiro lugar após aplicação de teste estatístico devido à margem de erro, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Vale destacar que em 2002, quando a pesquisa ainda se chamava “Marcas do Ceará”, a Antarctica ganhou a categoria “cerveja”, com 55% de citações.


A Skol faz parte da fabricante de bebidas Ambev. Dentre os dez primeiros lugares da pesquisa de “cerveja”, seis são da empresa: Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Bohemia e Stella Artois. Assim, a Ambev acumula 58,1% de citações caso fossem somadas todas as porcentagens das marcas de seu portfólio. Em 2024, a Skol celebra 60 anos e busca fortalecer o DNA da sua comunicação para os brasileiros: “leveza e diversão”.


A diretora de Marketing da Skol, Cinthia Klumpp, afirma que “estar entre as marcas mais reconhecidas pelos cearenses faz parte de um trabalho intencional de aproximar, cada vez mais, Skol da vida das pessoas”. “Temos investido em uma comunicação que mostra como é possível viver de uma forma mais leve, através do conceito e do sinônimo da marca, ‘A cerveja que desce redondo’, que reforça também a leveza do líquido de Skol”, complementa Cinthia.


Na sequência dentre as marcas lembradas após Skol, aparecem: Brahma (18,8%), Heineken (15,2%), Antartica (6,5%), Itaipava (5,2%), Budweiser (2,7%), Bohemia (1,6%), Stella Artois (1,6%), Devassa (1,4%), Kaiser (1%) e Nova Schin (1%).


A Heineken, também destaque na categoria, surgiu em 1873, em Amsterdã, na Holanda. Tem mais de 140 cervejarias em mais de 70 países, empregando aproximadamente 85 mil pessoas. A marca chegou ao País em 1990 e começou a distribuir no Ceará em 1993. A fundação da Heineken Brasil foi em 2010. No Ceará, a empresa tem fábrica no município de Pacatuba.


O levantamento realizado entre as classes A e B traz Brahma (21,6%) como vencedora, mas empatada com Heineken (21,2%) e Skol (18,7%). Uma parcela de 11,7% não soube informar o nome de alguma marca de cerveja (eram 5% em 2016). Nas classes A e B, a porcentagem dos entrevistados que não souberam dizer o nome de alguma marca foi de 7,8%.