Café

Pela 15ª vez, a Santa Clara é a marca mais citada da categoria “café” na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, com 39,1% das menções. Das 16 pesquisas espontâneas realizadas, a empresa venceu 15 vezes, sendo as últimas 13 consecutivas. Assim, a marca se consolida como a maior vencedora da categoria.


A empresa foi fundada em 1959 por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte. Em 1990, é aberto o parque industrial no Eusébio, no Ceará. “Acreditamos no prazer das coisas simples e na criação de experiências gratificantes. Estabelecemos laços genuínos e duradouros com todos aqueles com quem nos relacionamos”, afirma Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.


Além da Santa Clara, líder do segmento no Norte e Nordeste, o Grupo 3corações tem mais de 30 marcas de café, dentre elas: as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus e Cruzeiro. Vale destacar que o nome do Grupo, “3corações”, também foi citado de forma isolada pelos entrevistados (5,2%). Ficou em quinto lugar na pesquisa.


Pedro cita que a marca Santa Clara sempre esteve presente com uma ampla estratégia de comunicação em todo o Norte e o Nordeste: “Estão contemplados nesta estratégia anúncios em jornais, revistas, rádios, outdoors, comerciais de TV, redes sociais, além da parceria com influenciadores digitais e embaixadores de marca. Temos investido muito nos canais digitais nos últimos anos, com uma robusta plataforma de influenciadores regionais, despertando ainda mais desejo sobre os nossos produtos”.


A marca utiliza as plataformas digitais como oportunidades de alcançar e engajar seu público de maneira direta e personalizada. Adotando estratégias de marketing digital, a Santa Clara conseguiu se conectar com uma nova geração de consumidores e manter-se líder na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind.


Também surgiram menções, em menor escala, ao Kimimo (2,6%) — outro produto do grupo 3corações. Ao somar as porcentagens de marcas do portfólio, o grupo teria 46,9% na pesquisa.


Outras marcas citadas na pesquisa foram: Pilão (21,7%), União (12%), Maratá (6%), Nescafé (3,9%) e Melitta (1,5%). Nas classes A e B, a Santa Clara aparece em primeiro lugar com 39,9% das citações. Houve crescimento no percentual de citações em relação à edição anterior, quando o índice foi de 30,5%.


Na pesquisa geral, apenas 3,7% não souberam informar algum nome quando questionados sobre “qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em café”. Houve um aumento de 0,5 ponto em relação à edição de 2023, quando a taxa chegou a 3,2%. Nas classes A e B, esse percentual foi de 1,9% (eram 5,6% na edição anterior).