Beleza e estética

A categoria das marcas de beleza e estética mais lembradas pelos cearenses teve um empate quádruplo entre gigantes do mercado: Avon, Embelleze, Natura e O Boticário. A Avon foi mencionada por 4,7% dos entrevistados na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, a Embelleze por 4,4%, a Natura por 4,3% e O Boticário por 4,2%.


O empate quádruplo se dá devido à margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos. De acordo com o Datafolha, responsável pela metodologia e pela execução da pesquisa, foi utilizado o teste estatístico de proporção como critério de desempate. Mesmo com a aplicação do teste, a situação permaneceu. Na sequência aparecem as marcas IAP! (2,7%), Eudora (1,7%), Seda (1,6%), Elseve (1,1%), Mary Kay (1,1%), Mulher Cheirosa (1,1%), Ruby Rose (1,1%), Wella (1,1%) e L’Oréal (1%), entre outras menos lembradas.


Uma parcela de 45,7% não soube informar o nome de alguma marca de beleza e estética. Esta é a segunda edição da categoria na pesquisa, que teve como ganhadores em 2023 Avon e O Boticário. Entre as classes A e B, sete marcas tiveram empate técnico: O Boticário (6,1%), Embelleze (3,8%), Avon (3,5%), Mary Kay (3,2%), IAP! (3,2%), L’Oréal (2,7%) e Seda (2,6%). Dos entrevistados, 37,4% não souberam ou não lembraram uma marca de beleza e estética.


A Avon, parte do grupo Natura&Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha como estratégia de marketing a elevação da autoestima e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no País sua maior operação, com mais de um milhão de “Representantes da Beleza Avon”.


A Embelleze, com 55 anos de existência, faz parte de um grupo também composto pela Salon Professional, Embelleze International e Beauty School Franchise. Com fábrica localizada no Rio de Janeiro, a marca tem capacidade de produzir 100 milhões de unidades por mês e gera cerca de dez mil empregos diretos e indiretos.


A Natura conta com dois milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil, mas também com operações na Argentina, no Chile, na Colômbia, nos Estados Unidos, na França, no México, no Peru e na Malásia. A marca tem investimento em pesquisa e desenvolvimento. Em 2022, foram investidos R$ 341,8 milhões, sendo R$ 297 milhões em inovação e R$ 44,8 milhões em desenvolvimento de soluções sustentáveis.


“Seguimos investindo em estratégias e ações que regenerem pessoas e meio ambiente. Desejamos que os consumidores se sintam parte desse movimento e que, ao escolherem nossos produtos, tenham a consciência de que não só estão escolhendo produtos inovadores de alta performance, mas que também estão contribuindo para o futuro que eles desejam ver no mundo”, afirma o vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil, Agenor Leão.


Marca ganhadora pela segunda vez, O Boticário tem 152 pontos de vendas distribuídos por todo o Ceará. “É um estado de extrema importância para nós e por isso, ano a ano, procuramos identificar e mapear os hábitos e gostos dos cearenses — já que essa é uma região que faz parte da nossa trajetória”, declara Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional e Comunicação com Rede de Franquias do Grupo Boticário.