Pela quinta vez consecutiva em cinco edições, a Indaiá é a única vencedora da categoria “água mineral” na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025. A marca foi lembrada espontaneamente por 56,5% dos entrevistados, o que significa um aumento de 1,5 ponto percentual em relação à edição anterior (eram 55% em 2023). A Naturágua foi a segunda colocada, com 14% das menções.
A marca tem investido em estratégias de marketing mais inclusivas, e um exemplo disso é o lançamento da Indaiá Lata. “É um produto inovador, que é perfeito para várias ocasiões de consumo, gela mais rápido e tem um apelo de sustentabilidade. Outro detalhe desse lançamento é que chega ao mercado com a tampa em braille, ou seja, é um produto inclusivo. Isso reforça o nosso desejo de construir um portfólio cada vez mais acessível”, explica Aélio Silveira, CEO da Minalba Brasil.
A Nestlé anunciou a venda, em 2018, do negócio de águas para a Minalba e Indaiá, do Grupo Edson Queiroz, no Ceará. A transação envolveu as marcas São Lourenço e Petrópolis e as fábricas localizadas nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O grupo também detém o direito de distribuição da marca Pureza Vital, feita pela Nestlé, e das importadas Perrier, S.Pellegrino e Acqua Panna.
Aélio destaca como outro investimento em marketing a renovação da parceria da Indaiá com o Cuca Vôlei, time de vôlei desenvolvido a partir das práticas esportivas dentro dos equipamentos da Rede Cuca, da Prefeitura de Fortaleza.
Segundo Aélio, para fortalecer a parceria com os consumidores no Nordeste e, especialmente, em Fortaleza, a marca opta por ações de trade e digital.
“Estamos buscando trabalhar, ao longo do ano, em ações que nos aproximem do cearense, como o patrocínio na transmissão do Campeonato Cearense, Fortal e corridas Track & Field. Além disso, estamos investindo bastante na Indaiá Lata. Reforçamos as publicações nas redes sociais e estamos lançando essa mais recente novidade em eventos públicos, para que as pessoas possam experimentar o produto.”
Em sequência no ranking, aparecem as marcas: Serra Grande (1,9%), Minalba (1,5%), Santa Clara (1,1%) e Ouro Azul (1%), dentre outras menos lembradas.
Dos entrevistados, 7,7% não souberam responder o nome de alguma água mineral. Houve um aumento na porcentagem dessa resposta em comparação à edição passada (eram 6,2%).
Nas classes A e B, a Indaiá teve 62,8% das menções. Em segundo lugar está a Naturágua, que ficou com 17,9% das citações — uma queda de 2,9% em relação à edição passada. Em terceiro lugar aparece a Minalba (nome do grupo detentor da Indaiá), com 1,9%. Em seguida, ficaram Neblina e Pura Água, ambas com 1,3% das menções.