O Cometa conquistou a primeira posição na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024, na categoria supermercado, com uma participação de 22,3% de menções. Obteve quatro conquistas em um total de 16 edições da pesquisa sobre o segmento — desde 2002, quando era denominada “Marcas do Ceará”.
O Cometa tem 35 lojas em Fortaleza e na Região Metropolitana. Para Waleska Caldas, coordenadora de Marketing da empresa, a presença apenas confirmou o investimento em diversos meios. “Acreditamos na nossa forte presença física e também digital. Além disso, nos últimos anos, adotamos um modelo de lojas do tipo Mall, onde oferecemos diversos serviços em um único espaço, o que torna a ida às nossas lojas bem mais funcional e ágil.”
Um dos pontos citados por Waleska é a forma como o supermercado briga nos preços. “Também temos uma política de preços bem agressiva. Trabalhamos forte a questão da competitividade, buscando sempre ofertar o menor preço, e seguimos um calendário de ofertas bem definido, dessa forma, todos os dias temos promoções nas lojas”, explica ela.
Em segundo lugar, está o atacarejo Assaí, com 10,8% dos votos. Houve a elevação de três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, quando o supermercado teve 7,8% das menções. Claudemir do Carmo, diretor de operações do Assaí Atacadista, atribui a presença pelo quarto ano consecutivo no Anuário Datafolha Top of Mind à atuação próxima ao cliente.
O Assaí Atacadista abriu a primeira loja no Ceará em 2008. Hoje, tem 13 unidades distribuídas na Capital e no Interior. “Acreditamos que esse resultado reflete a atuação bastante próxima junto com os nossos clientes, oferecendo sempre preços mais competitivos e um serviço superior em atacarejo, com amplo sortimento de produtos e um atendimento humanizado e acolhedor. Essa é uma característica muito conectada com o público cearense, que nos recebeu de braços abertos”, aponta Claudemir.
Foram citados também Center Box (7,8%), Frangolândia (7,7%), Lagoa/Super Lagoa (7,2%), São Luiz (6,6%), Pão de Açúcar (5,2%), Guará (4,9%), Atacadão (3,9%), Carrefour (2,6%), Araripe (2,4%), Super Do Povo (2,3%), Pinheiro (2%), Hiper Bompreço (1,8%) — marca já fora do mercado.
Nas classes A e B, o Cometa venceu com um percentual ainda maior: 23,7%. A segunda colocação também ficou com o Assaí, desta vez registrando 15,4%. O supermercado São Luiz registrou 9,4%, aumentando em 2,8% sua porcentagem na faixa com maior renda.