O Hapvida venceu pelo segundo ano consecutivo, de forma isolada, a categoria plano de saúde da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Nesta edição, a operadora foi citada de forma espontânea por 48,5% dos moradores adultos de Fortaleza.
O grupo Hapvida acumula oito conquistas em 16 edições e está perto de se igualar à maior vencedora, a Unimed, que tem dez conquistas, incluindo a edição de 2002, quando a pesquisa era chamada de “Marcas do Ceará” — houve empate em dois anos. Unimed foi citada por 32,8%, ocupando o segundo lugar da categoria nesta edição.
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia do Brasil, segundo a operadora. Com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia. Jaqueline Sena, vice-presidente de Marketing e Odontologia do Hapvida declara que o Hapvida NotreDame Intermédica tem uma relação muito próxima com o público cearense. “São mais de 1,1 milhão de vidas sob nossos cuidados no Estado, o que nos faz compreender as necessidades de cada um e como atendê-los.”
O Hapvida tem uma representatividade de 45,42% do mercado de saúde no Estado, com seis hospitais, 21 clínicas médicas, 18 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial e cinco pronto-atendimentos. Uma das estratégias do Hapvida é se antecipar às necessidades do cliente.
“O que traz a confiança deles é saber que poderão contar com tudo o que precisam a qualquer momento”, diz Jaqueline. A marca Unimed é compartilhada em todo o País. Tem 56 anos e é líder global do cooperativismo no setor de saúde. No Ceará, as principais são: a Unimed Fortaleza, que opera o Hospital Regional Unimed (HRU), e a Unimed Ceará.
A Unimed Ceará atua como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões do Estado. Fundada em 1985 sob um modelo empresarial cooperativista, configura-se como Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema. Para o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel, o resultado é reflexo do atendimento focado em cada pessoa.
“Este reconhecimento é resultado do ‘Jeito de Cuidar Unimed’, baseado em um modelo de gestão, no qual o nosso cliente se torna o centro de tudo o que fazemos. Focamos em um atendimento que se adequa à realidade de cada filiada, respeitando a sua singularidade”, avalia Bringel.
A marca tem em seu projeto de comunicação o podcast “Papo Saúde” e o 1º Prêmio de Jornalismo Unimed Ceará. “Além disso, renovamos a parceria com Bráulio Bessa, que hoje se tornou nosso principal porta-voz no interior do Estado”, acrescenta o presidente da Unimed Ceará.
Outras marcas citadas de modo espontâneo foram: SUS (1,6%), IPM (1,1%), Amil (0,9%) e Isec — provável menção ao Issec — (0,9%), entre outros. Um total de 9% não soube informar o nome de algum plano de saúde (eram 7,9% na edição passada) – esse índice sobe entre os que têm de 16 a 25 anos (19,6%) e entre os menos instruídos (17,6%).
Nas classes A e B, a Unimed segue líder absoluta, sendo citada por 49,5% dos entrevistados. Depois aparece o Hapvida, com 32,3% das menções, seguido do IPM, com 3,9% e Amil, com 2,6%.