Ótica e Joalheria

A Óticas Boris segue líder absoluta na categoria ótica e joalheria e é vencedora da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind pela 15ª vez. O índice obtido nesta edição foi de 36,2% (eram 36,1% na edição anterior). Em seguida, aparece a Diniz, com 11,9% (eram 7,9% na edição anterior).


A história da Óticas Boris está ligada diretamente à trajetória de seu fundador, José Airton Boris, que abriu a primeira loja em 1973. A empresa tem mais de 50 lojas no Estado e tornou-se conhecida pelo tradicional slogan “especialista em óculos de grau”. Airton Boris declara que o povo prefere comprar na Óticas Boris porque vê na marca um especialista. “Além disso, eles têm, aliado ao preço, o atendimento, a qualidade do produto e a tradição”, diz.


Boris atribui o bom desempenho da marca na pesquisa a “estar presente na vida dos cearenses”, independentemente da mídia pela qual a empresa é anunciada. “Não podemos deixar de lado que nós anunciamos o ano todo, seja no rádio, na televisão, no jornal, nas redes sociais, enfim, nós estamos presentes o tempo todo.”


A Óticas Diniz foi fundada em 1992 por Arione Diniz, em São Luís (MA). A empresa tem mais de mil lojas físicas no País, além do e-commerce. Desde 2019, Ariane Diniz (filha do fundador) assumiu a presidência da franqueadora Diniz Franchising. Uma das ações promovidas é a plataforma de responsabilidade Diniz Social, que tem o objetivo de reduzir a evasão escolar por problemas de visão entre crianças em situação de vulnerabilidade.


Outras marcas que também apareceram na lembrança do consumidor cearense foram Casa dos Relojoeiros, com 5,4% (eram 6% na edição anterior); a Escala/Scala, que aparece pela primeira vez na pesquisa com 4,9%; Óticas Visão, com 2,8% das menções; e Rommanel, com 2,3%. Na sequência, aparecem Itamaraty (2,1%), Carol (2%), Ótica do Trabalhador (1,5%), King Jóias (1,2%) e Alianças de Ouro (1,2%), entre outras lojas com índices mais baixos. A parcela que não soube informar o nome de nenhuma ótica e joalheria se manteve em 15%, o mesmo valor da edição anterior.


Nas classes A e B, a Boris também é a maior vencedora da categoria, com 15 vitórias em 15 edições. Nesta edição, recebeu 29,5% das menções espontâneas (na edição anterior eram 38,4%). Mesmo com a queda no percentual, a marca segue líder na categoria. Em seguida, aparecem Diniz, com 12% das indicações (eram 5,2% na edição passada), Casa dos Relojoeiros, com 10,2%, e Itamaraty, com 6,5%, entre outras menos citadas.