Quando se fala em farmácia, a Pague Menos lidera a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024. Foi a vencedora em 11 edições desde 2002, quando a pesquisa era denominada “Marcas do Ceará”. No ranking mais atual, a Pague Menos atingiu a marca de 70,1% das menções; na pesquisa anterior, o índice era de 69,9%. A marca é a mais lembrada em todos os segmentos socioeconômicos.
A Pague Menos declara ser a primeira rede de varejo farmacêutico a estar presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, desde 2009.
Renato Camargo, vice-presidente de Clientes da Pague Menos & Extrafarma, fala dessa evolução: “Atuamos como um verdadeiro hub de saúde. Nosso principal ativo é o Clinic Farma, um consultório de serviços farmacêuticos fundado em 2015, presente em mil unidades da rede, que oferece a maior quantidade de serviços do varejo farma”.
O bom resultado da marca na pesquisa é atribuído ao compromisso de colocar o consumidor no centro das decisões da empresa. “Com a nossa abordagem omnichannel, oferecemos ao cliente a liberdade de comprar como preferir e receber onde melhor lhe convier”, explica Camargo.
Fundada em 1981, fez seu IPO (sigla para “Initial Public Offering”, ou “oferta pública inicial” em português) em setembro de 2020. A companhia é uma das poucas empresas com ações na Bolsa a ter uma mulher na presidência do seu Conselho de Administração — cargo ocupado por Patriciana Rodrigues.
Sobre a aquisição da rede Extrafarma pela Pague Menos, concluída em agosto de 2022, Renato comenta que as duas empresas unificadas se tornam a segunda maior rede do varejo farmacêutico do Brasil e uma das dez maiores varejistas do País.
São aproximadamente 1.650 lojas, distribuídas em 389 municípios, com mais de 25 mil colaboradores. “A companhia consolida sua liderança nas regiões Norte e Nordeste, com 20% de participação de mercado nas duas regiões combinadas, segundo dados da IQVIA (multinacional de tecnologia da informação). Por uma estratégia de mercado, ambas as marcas continuam coexistindo”, conclui.
Na sequência da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024, aparecem Drogasil (5,4%), Extrafarma (3,1%), Dose Certa (2,3%), Do Trabalhador (1,9%), Provida/ Pró Vida (1,4%) e Santa Branca (1,3%), entre outras farmácias menos lembradas. Uma fração de 1,6% não soube informar o nome de alguma farmácia (eram 2,3% em 2022).
Nas classes A e B, a Pague Menos também é líder, com 70% das lembranças. É seguida por Drogasil (7,7%), Extrafarma (4,8%), Dose Certa (2,1%), Santa Branca (1,5%) e Aldesul (1,5%).