Em 2023, a Guanabara permanece como vencedora da categoria empresa de ônibus. O título é garantido pela 15ª vez, tornando-a líder absoluta de todas as pesquisas realizadas desde 2002, quando o levantamento era denominado “Marcas do Ceará” (em 2021 não houve edição desta categoria). No levantamento desta edição, 16,5% citaram a empresa de forma espontânea, o que aponta um avanço em relação à edição anterior, quando 13,4% fizeram a citação.
De acordo com o gerente de marketing, Rodrigo Mont’Alverne, o motivo pelo qual a Guanabara está entre as marcas de empresa de ônibus mais lembradas pelos cearenses é a comunicação com o cliente, “que permite que a empresa se conecte diretamente com todo o seu público, construindo um relacionamento sólido e uma reputação positiva”.
“A Guanabara sempre procurou se antecipar às tendências, e, dessa forma, a comunicação da empresa foi evoluindo ao longo dos anos. Hoje, adota uma comunicação 360 graus que integra diversos canais, on-line e off-line, para atingir de forma assertiva o seu público, especialmente o cliente final”, explica Rodrigo.
Outra palavra-chave que surge a partir do resultado apresentado pela pesquisa é “experiência”. Para Mont’Alverne, o termo “perpassa pelos diversos diferenciais que a empresa oferece, como a modernidade da frota, o programa de benefícios, as agências conceito, a qualidade dos serviços, a integração entre a Capital e os principais municípios do interior do Estado, entre outros”.
“Todos esses diferenciais contribuem para posicionar a marca Guanabara de forma sólida na mente e nos corações dos cearenses. É reflexo da dedicação constante em aprimorar os seus serviços; inovar e satisfazer os clientes, do início ao fim da viagem”, frisa.
Apesar de não se tratar de uma empresa, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) foi citado por 7,7% dos moradores adultos da Capital. Trata-se de uma entidade sindical empresarial com mais de 70 anos de atuação associativa, representando todas as empresas de transporte público coletivo regular de Fortaleza e da Região Metropolitana.
Segundo o presidente-executivo, Dimas Barreira, o Sindiônibus tem investido no acompanhamento de avanços tecnológicos disponíveis ou emergentes. “Mantemos uma equipe de comunicação para interagir e nos comunicar da melhor forma com nossos passageiros e demais públicos interessados.”
Na sequência da pesquisa, estão: Viação São José (4,6%), Vega (4,6%), Viação Urbana (4,6%), Fortaleza (4,5%), Vitória (4,3%), Dragão do Mar (3,5%), Etufor (3,5%) - o órgão da Prefeitura que gere o sistema de transporte urbano de Fortaleza -, Santa Cecília (3%), São Benedito (2,3%), Santa Maria (2,2%), Maraponga (1,6%), Fretcar (1,4%), Princesa (1,1%), Aliança (1%), entre outras.
O levantamento realizado entre as classes A e B também traz a Guanabara como vencedora. A empresa foi citada por 20,6% dos entrevistados, seguida por Sindiônibus (7,6%), Viação São José (5,7%), Dragão do Mar (5,4%), Vitória (4,8%), Etufor (4,6%), Fortaleza (4,5%) e Via Urbana (4,1%).
Considerando a população geral, um quinto (19,9%) não soube informar o nome de alguma empresa de ônibus. Em 2022, foram 22%.