MRV Engenharia e Marquise permanecem, pelo segundo ano consecutivo, na liderança da categoria construtora da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Elas são as marcas, dentro do segmento, mais lembradas pelos cearenses.
MRV foi citada de forma espontânea por 8,7% (eram 8,9% em 2022) e Marquise por 7,5% (eram 7,8% em 2022). O empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, e mesmo com aplicação de teste estatístico, a situação de empate permaneceu.
Marquise acumula sete conquistas em 15 edições. MRV acumula quatro. A maior vencedora da categoria continua sendo a Mota Machado, com oito vitórias.
Com mais de quatro décadas de mercado, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Hoje, é uma das principais empresas do mercado de construção civil no segmento de imóveis residenciais e já tem mais de quatro mil casas e apartamentos lançados em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Marquise foi criada em 1974 no ramo da construção civil e abrange diversos segmentos econômicos, como infraestrutura, incorporação, serviços e soluções ambientais, hotelaria (hotel Gran Marquise, em Fortaleza), shopping centers (shopping Parangaba), comunicação, atendimento ao cidadão (centrais de atendimento Vapt Vupt) e moda popular (o shopping Centro Fashion, em Fortaleza).
O crescimento do grupo levou à criação da Marquise Infraestrutura e da Marquise Incorporações, focadas em obras pesadas e no segmento imobiliário, respectivamente.
De acordo com Andrea Coelho, diretora-executiva da Marquise Incorporações, os projetos desenhados pela empresa focam na eficiência e na preservação dos recursos naturais. São projetos “biofílicos”, ou seja, que integram natureza, arquitetura e design. “Outro fator que explica o sucesso da Marquise Incorporações é que os seus projetos acompanham as tendências, necessidades e estilos dos consumidores.”
Seguindo a listagem, outras duas empresas se destacaram na pesquisa: Mota/M. Machado, com 4,8% das citações, e Colmeia, com 4,2%.
A Mota Machado está há 55 anos em Fortaleza e também tem atuação em São Luís (MA) e Teresina (PI). “A transparência em nossas ações e serviços, a constante busca pela inovação, tecnologia e sofisticação, unidas à qualidade das entregas e ao trabalho com foco no cliente, ajudaram a construir a solidez da marca”, diz Rafaela Machado, diretora de Marketing e Inovação.
Colmeia está instalada em Fortaleza desde 1980, e a sede permanece na Capital até hoje. A empresa já chegou a mais três mercados: Natal (RN), Manaus (AM) e Campinas (SP). “Atribuímos esse bom resultado à nossa tradição de 43 anos no mercado, sempre buscando oferecer qualidade em nossos produtos e investindo em inovação”, explica Otacílio Valente, diretor-presidente da Colmeia Construtora.
Com índices mais baixos ficaram: Construtop (1,8%) - uma rede de material de construção -, Queiroz Galvão (1,1%), Diagonal (1%), Odebrecht (1%), Tenda (1%), entre outras.
Nas classes A e B: Marquise (10,9%), MRV Engenharia (9,5%), Colmeia (6,8%), Mota/M. Machado (4,2%), Construtop (2,6%), Moura Dubeux (2,6%), entre outras.