O Ceará é destaque nacional em educação, e o mercado das marcas que atuam no setor é acirrado. Nesse cenário, mais uma vez, a categoria colégio da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind traz Farias Brito com o maior percentual. O colégio foi citado de forma espontânea por 13,7% – tinha 12% em 2022. O pódio é seguido por 7 de Setembro (9,5%) e Ari de Sá (7,5%).
As classes A e B consagram a marca Farias Brito como a mais lembrada em todas as edições da pesquisa. Diferentemente da edição passada, quando houve empate com a marca Ari de Sá, nesta edição o Farias Brito conquistou 20,3% das menções espontâneas.
Entre os mais ricos, os resultados espelham-se nos da população em geral, e na sequência aparecem 7 de Setembro (11,6%) e Ari de Sá (10,9%). A margem de erro é de oito pontos percentuais para esse recorte.
Manter-se no topo é uma conquista resultante do investimento em publicidade, que aposta tanto no poder da mídia off-line quanto da on-line, segundo o Farias Brito, em nota. No entanto, mais do que apenas propaganda, o fator mais importante para o reconhecimento e a autoridade, conforme a marca, é a formação orientada ao sucesso que o colégio busca oferecer aos seus alunos.
Ao longo de sua trajetória de quase nove décadas – o colégio completou 88 anos em 2023 –, corresponder e superar expectativas é tomado pela administração do Farias Brito como um compromisso a ser renovado a cada ano.
A valorização da realização pedagógica, socioambiental, esportiva e cultural da comunidade escolar é citada por Tales de Sá Cavalcante, diretor-geral da Organização Educacional Farias Brito e presidente da Academia Cearense de Letras.
“Consideramos muito importante compartilhar com a sociedade cearense, em âmbito nacional, as conquistas do FB, frutos das atividades desenvolvidas que levam à realização dos sonhos de nossos alunos, de seus familiares e dos profissionais dedicados ao sucesso de cada projeto de vida”, explica.
Em segundo lugar, aparece o Colégio 7 de Setembro, comprado pela Inspira Rede de Educadores em 2022. Para o diretor Henrique Sóarez, a marca se consolida ao passo que os alunos alcançam sucesso.
“Além de conquistar grandes resultados e construir um relacionamento próximo com os alunos e famílias, o Colégio 7 de Setembro também oferece uma formação que influencia para a vida toda. Assim, os setembrinos tornam-se adultos que levam a Escola em seus corações e em sua história.”
Atualmente, o 7 de Setembro atende crianças do berçário ao pré-vestibular.
A publicidade também é uma prática que acompanha o colégio Ari de Sá desde sua fundação, no início do milênio. Essa estratégia é explicada por Evandro Colares, sócio-diretor da Advance, responsável pela comunicação do Ari de Sá.
“O Ari de Sá é o colégio que há 18 anos mais aprova em Medicina na UFC. Além disso, tem um desempenho excelente na área do Direito e se destaca nas aprovações do ITA, IME e em olimpíadas nacionais e internacionais. Nos vestibulares mais difíceis do Brasil, o Ari de Sá alcança resultados excepcionais, e tudo isso constrói uma marca.”
Além da consagrada tríplice vencedora, aparecem, com índices mais baixos, os colégios: Christus (6%), Master (2,2%), Liceu (2,1%), Lourenço Filho (1,8%), Maria Estela/Maria Ester (1,4%), Piamarta (1,2%), Antares (1%) e Tiradentes (1%), entre outros. Uma parcela de 5,4% não soube informar o nome de algum colégio (eram 5,8% no ano passado).