Água Mineral

A Indaiá foi a mais citada pelos consumidores no segmento de água mineral, de acordo com a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024. Com 55% das menções, a marca teve vantagem de 42 pontos percentuais em relação à segunda colocada, Naturágua, com 13%.


Para Edgar Galbiatti, gerente de Marketing da Minalba Brasil, controladora da Indaiá, as estratégias e ações da marca se dão pela diversificação dos meios de comunicação, as ações de mídia em rádio, TV e em redes sociais. Um ponto importante, ele cita, foi o patrocínio da Indaiá à equipe de vôlei da Rede Cuca, de Fortaleza. “Indaiá é uma marca tradicional com forte atuação no Ceará e está sempre atenta aos seus consumidores. Sua proposta é oferecer alto padrão de qualidade e inovação através de seu portfólio completo em diferentes embalagens, que vão desde o copo até garrafões retornáveis.”


A Minalba tem o maior portfólio de águas do País. No rol, Perrier, São Lourenço, Acqua Panna, S. Pellegrino e Nestlé Pureza Vital.


Inovação e sustentabilidade são os dois grandes focos da Naturágua, afirma Aline Telles Chaves, vice-presidente de operações do Grupo Telles. “Ao longo de 30 anos, a marca vem fortalecendo os valores através de ações, não apenas voltadas para o mercado, mas sobretudo para o entorno, a comunidade, os colaboradores e o bem-estar da sociedade”, diz ela.


Na sequência, aparecem as marcas Ouro Azul (3%), Santa Clara (2,9%), Serra Grande (2,6%), Neblina (1,7%) e Yporan (1,2%), entre outras menos lembradas. O percentual de pessoas que não lembraram alguma marca, ou não souberam responder a pesquisa, foi de 6,2%.


Nas classes A e B, a prevalência da Indaiá é expressiva, com 58,2% das menções; Naturágua também se mantém na vice-liderança, com 20,8%.