Na categoria Shopping Center, o Iguatemi mantém-se líder absoluto e vence pela 15ª (em 15 edições) na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, incluindo a edição 2002, quando o levantamento era chamado “Marcas do Ceará”. A marca foi citada de forma espontânea por 44,6% dos cearenses. No levantamento anterior, 2021-2022, havia alcançado 57,6% das menções. O empreendimento obtém seus melhores resultados entre os mais velhos, com 50% de citações, e entre os mais escolarizados, atingindo 53% das menções, No recorte das classes A e B, mantém o primeiro lugar, com 54,2% de recall. Contudo, com uma queda bastante expressiva: obtivera 65,7% na pesquisa anterior.
Em 2022, anunciou novo nome. Passou a utilizar Iguatemi Bosque. Para o superintendente, Wellington Oliveira, “os resultados positivos da marca na lembrança do público cearense estão ligados à constante busca do Iguatemi em compreender e atender os anseios de seus clientes.”
Outros shoppings lembrados foram Parangaba Shopping (em clara menção a Shopping Parangaba), com 11,3%; North Shopping, com 10,7%; RioMar, com 10,6%; North Shopping Jóquei, com 4,7%; Benfica, com 3,2%; Via Sul, com 2,4%; RioMar Kennedy, com 2,2%; entre outros menos citados.
A soma dos shopping que integram a Ancar Ivanhoe resulta 17,18%, considerando os 10,7% de menção a North Shopping, 4,7% a North Shopping Jóquei e 2,4% para Via Sul. Observando as respostas das classes A e B, o North Shopping está na vice-liderança, ao ser lembrado por 8,1% dos entrevistados. Neste recorte, o North Shopping Jóquei foi citado por 7,4% dos respondentes e Via Sul por 2,7%. Neste recorte, os shoppings do grupo Ancar somam 18,2%.
“Para nós, da Ancar, estar entre os shoppings mais lembrados é um grande reconhecimento da dedicação e do empenho para entregar sempre as melhores experiências para o público. Nossos shoppings fazem parte do cotidiano das pessoas, sendo palco de momentos marcantes e isso nos estimula a manter a inovação e o bom relacionamento com um público que quer sempre o melhor”, comemora a gerente regional de marketing da Ancar Ivanhoe, Sara Dantas.
Os empreendimentos do Grupo JCPM no Estado, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy, apresentaram subidas ao longo dos anos. A marca “RioMar” apareceu pela primeira vez na edição 2014-2015, com 5,1% de menções e de lá para cá o índice vem subindo (7%, 9,3%, 10,3% e os atuais 10,6%).
Já o RioMar Kennedy foi citado pela primeira vez na edição 2020-2021, com 0,6% das lembranças, ano passado foi 1,2% e nesta edição 2,2% de recall. Cerca de 400% de ampliação em três anos. “É com muita satisfação que recebemos o reconhecimento em estarmos entre as marcas mais lembradas pelos cearenses no segmento de shopping center. O varejo é desafiador, porque lidamos com o dia a dia e as necessidades de cada pessoa. Saber que em tão pouco tempo, estamos apenas há oito anos em Fortaleza, já somos citados como referência na Cidade, é muito gratificante. E serve ainda mais de motivação para nossas equipes continuarem fazendo o trabalho da melhor forma, sempre em busca da excelência e da melhor experiência para todos os que frequentam diariamente o RioMar, sejam lojistas, parceiros, fornecedores e clientes.”, celebra o superintendente regional do RioMar em Fortaleza, Gian Franco Zecchin.
O índice dos que não lembram nenhuma marca está entre os mais baixos de todas as categorias pesquisadas: 3,5% da população geral e 1,4% no recorte das classes A e B.