Perfumaria e Cosmético

gráfico top of mind 2022-2023 Perfumaria e Cosmético

Pela sétima vez (em sete edições da categoria), O Boticário vence a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind como a marca mais lembrada quando o assunto é Perfumaria e Cosmético, com 50,4% das menções espontâneas. O índice da edição 2022-2023 ficou estável em relação à pesquisa do anterior, 2021-2022, quando cravou 48,8%. A marca se destaca entre as mulheres (55,5%) e entre os respondentes que têm de 26 a 40 anos (58,7%).


Natura e Avon aparecem a seguir, com 19,8% e 8,8%, respectivamente, seguidas de Jequiti, com 1,8%, Casa Parente e Hinode, ambas com 1,4%, entre outras perfumarias com taxas de lembrança menores. Não souberam responder 7,7% dos entrevistados, ante 4,9% do levantamento anterior.


“O Boticário tem como foco principal o consumidor, por isso trabalhamos diariamente buscando ouvir e entender suas demandas e, a partir disso, definir nossos próximos passos, seja na forma de nos comunicarmos, por meio de experiências nos canais, seja no nosso portfólio de produtos, sempre de maneira próxima e com um diálogo aberto em nossos mais de 3.600 pontos de venda no País, nas nossas redes sociais e nos canais formais de atendimento ao consumidor”, destaca Jacqueline Tobaru, diretora de marketing de O Boticário.


A porta-voz da marca também avalia que o resultado é um reflexo das ações adotadas por O Boticário para se conectar ao público do Nordeste. “Além disso, temos um olhar atento às especificidades de cada local, procurando conhecer e conversar de forma personalizada com o nosso cliente cearense, entendendo o que é relevante para ele. Acreditamos que o prêmio é o resultado dessa proximidade, do carinho, do cuidado em cada detalhe, primando pela qualidade e excelência no atendimento e nos nossos produtos”, explica Tobaru.


A marca O Boticário foi inaugurada em 1977, em Curitiba (PR), e tem hoje a maior rede franqueada do País, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Nas ações de comunicação voltadas para o público cearense, a marca aposta em um mix de estratégias que envolvem desde ações com live commerces e ativações de marca a experiências com clientes, influenciadores digitais e jornalistas.


No recorte das classes A e B, O Boticário também vence, com 54,9% das menções, seguida pelas marcas Natura, com 19,3%, Avon, com 3,9%, Casa Parente, com 3,5%, Hinode, com 2%, Jequiti, com 1,4%, e demais marcas que apresentaram porcentagens menores.