Quando o assunto é informática, a ibyte é campeã de citação. Pela nona vez, em dez edições nas quais a categoria foi pesquisada, a loja é vencedora, atingindo 23,7% das menções espontâneas. Mesmo com queda no percentual em relação ao ano passado (35,7%), a marca – que soma 42 lojas, distribuídas em sete estados (CE, PI, MA, PA, PB, PE e RN) e Distrito Federal – segue líder no ramo de informática.
No Ceará, a ibyte se destaca entre o público masculino (30,7%), com faixa etária de 26 a 40 anos (31,4%). O diretor de marketing da empresa, Nelson Gurgel, acredita que “por sua origem cearense, a ibyte sempre manteve um relacionamento muito próximo com as pessoas de nossa terra”. Além disso, “investimentos constantes em comunicação, somado a capilaridade com presença física e digital abrangente, impulsionado por um atendimento especializado” corroboram as razões pelas quais a marca é tão lembrada pelos cearenses.
Nelson afirma ainda que os avanços são permanentes: “as lojas físicas, a digitalização e proximidade com o e-commerce, atrelado à exposição pensada para a experiência do cliente, proporcionam atmosfera moderna e intuitiva para compra, assim como espaço inclusivo para todos os perfis de público”.
Um dos sócios da rede, Pedro Ivo Frota, afirma que a empresa “adora pesquisa”. Segundo ele, as pesquisas qualitativas permitem auscultar o mercado para direcionar a comunicação. A Acesso é a agência da ibyte.
O segundo lugar no ranking é ocupado pela também cearense R7 Informática (6,4%), seguida pelas marcas Nagem (2,8%), Cecomil (2,3%), Samsung (1,2%), SOS Computadores e Microlins (0,6%, cada), entre outras com taxas de lembrança menores. Em termos de classe, a ibyte segue à frente nas classes A e B, com 26,8%. As marcas R7 Informática (10,7%), Nagem (6%) e Cecomil (5,2%), são citadas em seguida.
Um dado chama a atenção: mais da metade dos entrevistados (52,7%) não soube informar o nome de nenhuma loja de informática, aumento significativo em relação ao ano passado (31,1%).