A categoria Loja de Eletroeletrônico apresenta empate entre as marcas Magazine Luiza e Casas Bahia na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023. As duas empresas voltam a dividir a liderança, após o Magazine Luiza recuar de 31,4% para 21,5%, enquanto a Casas Bahia oscilou de 20,4% para 19,9%, em relação à pesquisa anterior, 2021-2022. Desta maneira, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, ficou caracterizado empate técnico entre as duas marcas na liderança.
No levantamento anterior, 2021-2022, Magazine Luiza foi a única vencedora. A marca se destaca entre os que têm de 26 a 40 anos, com 28% de recall, e entre os mais escolarizados, com 32%. No recorte das classes A e B, o resultado também configura empate técnico. O Magazine Luiza aparece com 23,4% das menções e a Casas Bahia com 21,4%. A margem de erro neste recorte é de oito pontos percentuais para mais ou para menos.
Para Bernardo Leão, diretor de marketing do Magazine Luiza, ou simplesmente Magalu, o reconhecimento do público cearense se deve, principalmente, aos esforços da empresa em otimizar seu sistema de vendas on-line. “O Magalu tem uma missão muito importante que é a de digitalizar o varejo brasileiro. Todas as áreas da empresa trabalham em conjunto para que esse propósito, o de levar a muito o que é privilégio de poucos, seja realizado com sucesso. É por isso, inclusive, que o Magalu vem construindo um ecossistema que possa oferecer todo tipo de serviço e facilidade a esse pequeno e médio varejista para que ele passe a vender on-line, por meio do marketplace da companhia, e cresça para além do mercado local”, declara o porta-voz. “Acredito que estar entre as marcas de loja de eletrônicos mais lembradas pelos cearenses seja o resultado e reconhecimento desse nosso trabalho junto aos sellers, que passa também pelos nossos colaboradores e, principalmente, nossos clientes”, afirma Leão.
Segundo Leão, o Magalu vem apostando em estratégias como investimentos em logística, ampliação da malha de distribuição e entregas de produtos. “A companhia também fez diversas aquisições de novas empresas para a composição do seu ecossistema, várias delas para fortalecer a área de conteúdo e publicidade digital, por exemplo, e outras categorias não tradicionais como supermercados, food delivery e games.”
Com mais de 60 anos de história, a Casas Bahia possui mais de 900 lojas espalhadas pelo Brasil, presentes em mais de 20 estados e Distrito Federal. Além de um número superior a 34 milhões de produtos disponíveis no app e no site da marca. “Nosso objetivo é proporcionar ao cliente a melhor jornada de compras e experiências possível, e estamos preparados para atender toda jornada de consumo que ele deseja e necessita trilhar, seja na compra on-line ou física”, destaca Ilca Sierra, Chief Experience Marketing Officer (CXMO) da Via – holding proprietária das marcas Casas Bahia e Ponto.
De acordo com a empresa, um dos seus principais focos de expansão é a região Nordeste sendo o Ceará de extrema importância para potencialização da marca: “atualmente temos 30 lojas em funcionamento no Ceará, sendo a última aberta na cidade de Crateús, além de um Centro de Distribuição muito estratégico para nossa operação logística no Nordeste e Norte, localizado em Maracanaú”, conclui Sierra.
Outras lojas lembradas foram Zenir, com 9,3%, Rabelo, com 4,3%, ibyte, com 3,7%, Americanas, com 3%, entre outras com índices menores de lembrança. A taxa dos que não souberam informar o nome de nenhuma loja de eletroeletrônicos subiu consideravelmente: de 5% para 16%.