Quando se fala em Hospital, quatro marcas são as mais lembradas: Hospital da Unimed, Hapvida, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Instituto José Frota (IJF), configurando-se um empate quádruplo. Dentre essas, o Hapvida foi a única marca que teve crescimento. O Hospital da Unimed, em referência ao Hospital Regional da Unimed (HRU), passou de 12,7% para 11,1%.
O Hapvida subiu muito. Foi de 4,7% para 10,9%. O Hospital Geral de Fortaleza oscilou de 12,7% para 10% e o IJF foi de 12,7% para 8,7%. Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, ficou caracterizado empate técnico entre os quatro. No levantamento anterior, 2021-2022, o Hospital da Unimed, o HGF e o IJF haviam empatado em primeiro lugar, seguidos pelo Hapvida.
O maior vencedor desta categoria, considerando as 14 edições realizadas, foi o IJF com 12 topos, seguido pelo HRU com seis. A gerente de comunicação e marketing da Unimed Fortaleza, Mariana Matos, atribui o desempenho aos esforços da equipe que compõe a Unimed e as otimizações feitas pela empresa: “O reconhecimento é resultado do trabalho de uma equipe de excelência que trabalha para levar o nosso jeito de cuidar. Acreditamos também ser consequência dos constantes investimentos feitos para modernização do hospital e na melhoria no atendimento aos clientes.”
Não há um hospital específico com o nome Hapvida. Existe uma rede própria. Para Simone Varella, diretora de relações públicas do Sistema Hapvida, a história da marca é um diferencial para mantê-la na lembrança do público. “Desde o seu nascimento, em 1979, com a inauguração do Hospital Antônio Prudente, a empresa se compromete em levar o que há de melhor na assistência médica, com qualidade, acolhimento, eficiência e inovação”, destaca Varella. Além de Hapvida, 3,8% dos entrevistados responderam Antônio Prudente, a principal unidade de atendimento do Sistema Hapvida.
Segundo a diretora técnica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Judith Caetano, a credibilidade do hospital junto ao público se deve a fatores como a diversidade e qualidade de serviços ofertados, aos profissionais das mais diversas especialidades médicas, e o aparato tecnológico que possibilita investigação diagnóstica e tratamento assertivo. “O HGF vem constantemente investindo na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da aquisição e do aprimoramento de tecnologias e da capacitação de profissionais”, afirma a diretora.
Na pesquisa, 5% fizeram menção a Hospital Geral. O Hospital Geral de Fortaleza obteve 10% das respostas. Somando as duas porcentagens, o HGF chega a 15%. O IJF destaca o histórico do hospital no atendimento a vítimas de traumas e lesões, investimentos em qualidade e modernização de serviços, protagonismo no tratamento das vítimas de complicações por Covid-19, e melhorias na comunicação como motivos para o bom resultado.
Segmentando os resultados: Unimed é a mais lembrada entre os mais escolarizados (22,5%), Hapvida mais citada entre os mais jovens (20%), e o IJF é o mais mencionado entre os que têm de 26 a 40 anos (14,7%). Outros lembrados foram: São Mateus (2,9%), São Camilo ( 2,8%), Hospital da Mulher e UPA (2,6%, cada), Frotão e Hospital do Coração (2,4%, cada), Hospital das Clínicas e São Carlos (2,2%, cada), entre outros.
A fração que não soube dizer o nome de nenhum hospital foi 4,6%. Frotão é clara menção ao IJF. Nas classes A e B, considerando a margem de erro de oito pontos percentuais, ficou caracterizado empate técnico entre Hospital da Unimed, com 18% das menções, e Hapvida, com 12,7% das lembranças.