Na categoria Faculdade da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023 há um empate no primeiro lugar. Após três edições, a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 19%, e a Universidade de Fortaleza (Unifor), com 17,5%, dividem a liderança do ranking.
Por causa da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa, ocorreu o empate técnico entre as Instituições de Ensino Superior (IES) mais lembradas pelos cearenses.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma instituição de ensino superior pública, vinculada ao Ministério da Educação, que oferece cursos de graduação, atualmente 113 no formato presencial, e pós-graduação stricto sensu. Foi criada em 1954 e atualmente tem oito campi, três em Fortaleza e cinco em outras partes do território cearense.
Para Cláudia Buhamra, coordenadora de comunicação e marketing da UFC, a relevância que a instituição representa para o Estado é um dos principais fatores para que um bom resultado na pesquisa tenha sido alcançado. “Ao longo dos seus 67 anos, foram inúmeras as contribuições à sociedade, não apenas com a formação de milhares de profissionais e pesquisadores qualificados, como pelos mais de 1.200 programas e projetos de extensão que beneficiam milhões de pessoas em todo o Estado. Atualmente a UFC conta com mais de 25 mil alunos de graduação e cerca de 6 mil alunos de pós-graduação.”
A UFC tem investido em inovação e empreendedorismo e nos últimos dois anos isso ocorreu por meio do desenvolvimento e do registro de patentes. Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), a instituição foi a 12ª que mais depositou patentes de invenção no Brasil em 2020 entre as sediadas no País.
Outra estratégia da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC utilizada nas redes sociais é o uso de uma comunicação com um estilo dinâmico e acessível visando aproximar a sociedade e a instituição.
A outra vencedora é a Unifor. Criada em 1973, é uma instituição de ensino superior privada reconhecida em nível nacional e internacional. São ofertados 42 cursos de graduação, cinco programas de doutorado e diversos cursos de especialização e MBA que contemplam diferentes áreas.
Os principais rankings educacionais incluem a Unifor em posição de destaque. Na mais recente edição do Times Higher Education (THE), em 2022, a universidade cearense é considerada a melhor instituição de ensino superior particular do País pela avaliação que analisa 1.600 universidades de 99 países. “Por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária, a Unifor segue em seu caminho de contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e socioeconômico”, afirma a reitora da instituição, Fátima Veras.
As duas, tanto a UFC como a Unifor, são destaque em dois recortes: mais escolarizados e classes A e B. Entre os mais escolarizados a Unifor atinge 27,1% e a UFC atinge 26%. Já no recorte de classes A e B, a UFC atinge 26,9% ante 24,1% da Unifor.
Outras instituições que também foram lembradas são: Centro Universitário Estácio (5,9%), Fanor (5,5%), Uece (5,5%), Maurício de Nassau (4,7%), UniAteneu (4,2%), Farias Brito (3,3%), entre outras menos citadas. O índice daqueles que não souberam nomear nenhuma faculdade cresceu de 7,2% na pesquisa passada para 13,7% no resultado atual.