Líder absoluta, a Guanabara é vencedora da categoria Empresa de Ônibus pela 14ª vez em 14 edições, que a pesquisa traz a categoria, considerando o ano de 2002, quando era denominada “Marcas do Ceará”.
No atual levantamento, foi citada de forma espontânea por 13,4% (tinha 23,3% em 2020) dos entrevistados e alcança índices mais altos entre o público mais escolarizado (20,7%).
A Guanabara foi criada em agosto de 1992 em Fortaleza, sob o comando do empresário paraense Jacob Barata. Ele adquiriu o controle acionário da Expresso de Luxo, pertencente ao grupo Irmãos Paula Joca.
De acordo com o gerente de marketing da empresa, Rodrigo Mont’Alverne, atualmente a Guanabara atua em 14 estados e no Distrito Federal, com linhas intermunicipais e interestaduais, e transporta cerca de 6 milhões de passageiros por ano.
“Todos os anos, a empresa renova a sua frota, o que garante ônibus sempre novos e de última geração nas estradas. Outra prioridade da Guanabara é facilitar a experiência de compra das passagens, disponibilizando meios que atendem aos diversos públicos, como aplicativo, site e as agências conceito com atendimento diferenciado. Tudo isso está amparado em uma comunicação estratégica e assertiva, voltada aos diversos públicos com os quais interagimos, tanto no universo digital como no offline, o que contribui para que a Guanabara seja sempre lembrada e se mantenha entre as preferidas do cearense”, afirma Rodrigo.
O programa de benefícios Viva, em parceria com outras empresas do Grupo Guanabara e a criação de um canal no YouTube também são destacados por Rodrigo.
Outras marcas citadas pelos entrevistados foram: Via Urbana (6,8%), Sindiônibus (5,6%), Fortaleza (5,4%), Viação São José (3,9%), Vega (3,7%), Dragão do Mar (3,6%), Vitória (3%), entre outras.
Fazem parte da Guanabara as empresas Guanabara, Ceará Diesel, Via Urbana, Fortaleza, Dragão do Mar, Vitória e Via Metrô.
Entre as classes A e B, a Guanabara segue com larga vantagem: 23,4%, seguida por Sindiônibus (6,2%), Via Urbana, (5,2%), Fortaleza (4,7%), Vega (4,6%), São Benedito (4%), Vitória (3,4%), entre outras.
Ressalta-se que Sindiônibus, citado pelos entrevistados, é Sindicato o das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará e não empresa de ônibus. A parcela que não soube informar um nome de nenhuma empresa de ônibus chama a atenção: cresceu de 8,6% para 22%.