A educação cearense é referência em todo o Brasil, seja nas escolas públicas atingindo bom desempenho nos rankings de avaliação nacionais de qualidade de ensino ou nos bons resultados das escolas particulares nos vestibulares mais disputados do País. É com esse histórico que revelamos os ganhadores da categoria Colégio da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Os colégios Farias Brito, com 12%, e o Ari de Sá, com 8,9%, dividem a primeira posição da categoria. O empate ocorre, levando em consideração a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa. Mesmo com a aplicação do teste estatístico de proporção, o resultado se manteve.
O Farias Brito pertence à Organização Educacional Farias Brito, que disponibiliza o ensino desde a educação básica até o ensino superior. O colégio se sobressai no índice de aprovação de seus alunos nos principais e mais complexos vestibulares do Brasil, incluindo os do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), para os quais aprovou 1.554 candidatos desde 1993. Com sedes em Fortaleza, Eusébio e Sobral, o colégio representou o País em olimpíadas científicas internacionais em 54 países.
“O Farias Brito vem formando gerações de estudantes há quase nove décadas. E tem se dedicado a essa missão, unindo o que de melhor oferecem a tradição e a inovação, voltadas à Educação. Além disso, um histórico de grandes conquistas, posicionando a Instituição como referência nacional, contribui muito para que o Farias Brito seja lembrado não só pelos cearenses, o que renova a cada ano a responsabilidade de corresponder e superar as expectativas”, afirma o diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante.
Essa é a 13ª vitória do Farias Brito na pesquisa, incluindo a “Marcas do Ceará”, nome do levantamento em 2002. O Ari de Sá está no topo da categoria pela quarta vez. Com 21 anos de existência, atua desde a educação infantil até o pré-vestibular. O colégio tem em seu histórico conquistas alcançadas a partir do bom desempenho de seus alunos em vestibulares reconhecidos por serem concorridos e difíceis, vide exemplo do ITA e do IME, além de olimpíadas nacionais e internacionais, mas tem atualizado seu posicionamento.
“Sou apaixonado pela educação. Hoje nós investimos muito na base e isso me envaidece muito, quando os pais confiam entregar a criança para a nossa escola. Isso acontece quando trabalhamos uma mensagem clara e honesta”, ressalta o fundador e presidente do Ari de Sá, Oto de Sá Cavalcante. O sócio-diretor da Advance, Evandro Colares, responsável pela comunicação do colégio, atribui o bom resultado à construção da marca feita ao longo dos anos com seriedade e dedicação: “Sempre procuramos utilizar as mídias para nossas campanhas de matrículas e os resultados de nossos alunos, enaltecendo a eles e aos seus professores.”
Os dois colégios atingem seus melhores índices entre os mais escolarizados. Nas classes A e B, o Farias Brito foi lembrado por 18,3% do público e o Ari de Sá por 16,1%. Na sequência está o 7 de Setembro, comprado em maio de 2022 pela Rede Inspira, com 6,1% de lembranças, o Colégio Christus, com 3%, e, completando o top five, o Colégio Tiradentes, com 2,4% de recall. “Estar bem citado, situado e referido é um orgulho. E, com certeza, isso é resultado do êxito que nós obtemos em concursos públicos, na formação que damos aos nossos estudantes da educação básica, nos cursos preparatórios para vestibulares e escolas militares”, afirma o diretor pedagógico do Tiradentes, Wanderlan Feijó.
Outros colégios também citados foram o Antares (1,9%), Lourenço Filho (1,8%), Ateneu (1,6%) e Liceu (1,2%), além de outros menos citados. A taxa dos que não lembravam o nome de nenhum colégio aumentou para 5,8%; já na pesquisa anterior o índice foi 4,6%.