Clínicas de Raio-X e Diagnóstico por Imagem

gráfico top of mind 2022-2023 - Clínicas de Raio-X e Diagnóstico por Imagem

Pelo terceiro ano consecutivo a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind traz a categoria Clínica de Raio X e Diagnóstico por Imagem e nesta edição, 2022-2023, cinco marcas dividem a liderança, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais: Omnimagem, Boghos Boyadjian, SiM, Hapvida e Unimagem.


A Omnimagem tinha 7% na edição anterior e recuou para 5,5%; a Boghos Boyadjian, que venceu isoladamente as duas edições anteriores, encolheu de 14% para 5,4%; a SiM atingiu 5% (tinha 3%), Hapvida 4,7% (tinha 2,6%), e Unimagem 4,6% (tinha 5,3%).


Na recorte com as classes A e B ficou caracterizado empate entre a Boghos Boyadjian (12%) e a Omnimagem (7,4%). A margem de erro é de oito pontos percentuais. Em seguida estão Sonimagem (6%), Unimagem (4,9%) e Clínica Trajano Almeida (3,9%).


Fundada em 1992, a Omnimagem possui cinco unidades em Fortaleza e uma em Maracanaú. De acordo com o gerente de expansão e desenvolvimento, Guilherme Said, o resultado se deve principalmente ao tempo de mercado e ao oferecimento de serviços de qualidade. “Somos pioneiros em vários procedimentos e estamos buscando inovar em nosso atendimento e processos internos, a fim de melhorar a experiência do cliente. Além disso, a abertura de unidades em diferentes localidades facilitou a visibilidade frente ao público cearense”, explica.


A Boghos Boyadjian, fundada em 1978, conta com cinco unidades em Fortaleza, uma em Maracanaú e uma em Sobral. Para Fabrine Pinho, gestora de marketing, o histórico da clínica como precursora em seu segmento no Estado é um dos motivos para a fidelização dos clientes. “Desde sua fundação, a clínica acompanha o processo de evolução tecnológica dos principais centros médicos do mundo, adotando equipamentos de última geração e precisos nos resultados dos exames. Além disso, conta com médicos qualificados, estrutura diferenciada, excelência no atendimento e rapidez na entrega de resultados”, destaca Pinho.


Já a Clínica SiM completa 15 anos em 2022 e foi criada com o foco em oferecer atendimento médico e odontológico a pessoas que não possuem planos de saúde privados. “Os exames de imagem são cruciais no diagnóstico e tratamento dos pacientes que circulam por nossas clínicas diariamente, e por isso investimos em processo e tecnologia para que este diagnóstico seja sempre mais rápido, acessível e com qualidade”, declara o coordenador de marketing, Victor Almeida.


A diretora de relações públicas do Sistema Hapvida, Simone Varella, ressalta os números da rede assistencial que a empresa mantém no Ceará. “Poder contribuir para a qualidade de vida dos cearenses é parte fundamental do nosso trabalho. O Ceará é um dos maiores da nossa rede, com investimentos constantes: são seis hospitais, cinco prontos atendimentos, 21 clínicas médicas e diversos centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.”


A Unimagem atua desde 1993 em Fortaleza e iniciou suas operações atendendo apenas os pacientes do Hospital São Mateus. A diretora médica, Jéssica Gomes Frota, frisa o empenho da clínica na realização de diagnósticos por imagem durante a pandemia. “A Unimagem teve um papel importante no diagnóstico e controle evolutivo de pacientes com Covid-19. Trabalhamos 24 horas, realizando exames, seguindo protocolos rígidos de descontaminação de ambientes e com protocolo de entrega de exames de emergência em até 2h após a realização.”


Outras marcas citadas foram Sonimagem (2,7%), Vida e Imagem (1,9%), Clínica Trajano Almeida (1,7%), Mário de Assis (1,4%), e Unimed e São Carlos Imagem (1,2%, cada), entre outras menos lembradas. Quase metade não soube o nome de nenhuma clínica, totalizando 47,1%. O índice é o mais alto da série histórica: era 35,3% na edição 2020-2021 e 29,1% em 2021-2022.