Um elemento essencial na mesa do brasileiro é o café. A bebida faz parte das raízes históricas do Brasil, ocupando um relevante papel no desenvolvimento da economia do País no passado e presente no cotidiano dos brasileiros. Com a pandemia de Covid-19, que restringiu o acesso a estabelecimentos que comercializam o produto, o hábito de tomar café continuou em casa.
É nesse cenário que a Santa Clara é a marca mais lembrada na categoria Café da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Das 14 edições da categoria, é ganhadora por 13 vezes, sendo as últimas 11 consecutivas. A marca teve citações espontâneas de 44,9% dos entrevistados na edição 2022-2023.
Sendo o líder nacional no segmento de café, o grupo 3corações, dono da Santa Clara, tem em sua história uma ligação com o Ceará, já que a primeira fábrica foi inaugurada no Estado em 1990. E foi assim que a relação entre o povo cearense e o Café Santa Clara começou. Para Roberta Prado, head de marketing do grupo 3corações, depois desse momento a relação só cresceu e se fortaleceu resultando assim na presença do café nas lembranças de seus consumidores.
“Este reconhecimento do público é resultado de uma construção de longo prazo e mostra que estamos indo no caminho certo na missão de sempre proporcionar o melhor aos nossos consumidores. O cuidado e a excelência em cada etapa do nosso processo de produção definem o resultado final do Café Santa Clara e a preferência dos cearenses. Estamos sempre buscando novidades para oferecer ao consumidor as melhores experiências e nossos cafés contam com toda a qualidade e excelência de uma marca essencialmente brasileira e apaixonada pelo que faz”, conta Roberta.
Dentre as ações realizadas pela marca para se manter como uma combinação de tradição e inovação, há a presença nos canais digitais, a participação em eventos de relevância regional e o investimento em cafés especiais.
Sediado no Eusébio, o grupo 3corações tem 26,5% de participação no mercado brasileiro e também opera na América do Sul em seis países. A marca lançou embalagens, reproduzindo três obras do artista Candido Portinari: Café (1942), Meninos Soltando Pipas (1947) e Peneirando Café (1957).
Com mais de seis décadas de história, a marca Santa Clara conta com uma diversidade de opções de café atendendo a diversos tipos de consumidores, desde tipos dedicados ao consumo do dia a dia das famílias brasileiras até opções diferenciadas para os amantes de café, como a nova linha Santa Clara Reserva da Família, que conta com cafés especiais com certificações de origem das principais regiões produtoras de café do País.
Ao todo, o grupo é detentor de 30 marcas. Em 2020, firmou join venture com a cearense Positive Brands, dona dos rótulos A Tal da Castanha e Jungle.
Entre os entrevistados da faixa de 26 a 40 anos, a Santa Clara atinge 54,7% das menções. No recorte das classes A e B a marca também está na liderança com 42,1%. As outras marcas citadas foram Pilão (21,2%), União (11,2%), Maratá (4,4%), Três Corações (4%), Nescafé (3,2%), entre outras com índices menores. Aqueles que não souberam responder ou não lembraram nenhuma marca de café correspondem a 2,9% dos entrevistados.