A pandemia acelerou e ocasionou mudanças em todos cenários e a crise global motivou transformações nas formas de interação, pensamento, comportamento e consumo do público geral. Entretanto, já havia certa inclinação para novos hábitos de consumo nas gerações mais novas.
Questões como sustentabilidade, consumir com mais critério buscando experiências e consciência coletiva entraram em evidência e estão relacionadas com esse novo tipo de consumidor que busca nas marcas que consomem transparência, ética e responsabilidade social e ambiental. Indo ao encontro desta realidade, trazemos pelo segundo ano consecutivo a categoria Área Social ou Ambiental.
As marcas Natura e Ypê empataram na primeira colocação com 4,1% e 2,4%, respectivamente. O empate técnico foi constatado entre as duas marcas na liderança, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou menos nesta edição da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind.
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e higiene que é líder do setor de venda direta no País. A marca faz parte de Natura & Co, resultado da combinação entre Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Ter uma atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico é uma preocupação declarada pela marca. Isso é demonstrado na fala de Ithamar Guerra, diretor regional da Natura. Ele diz que a capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e do desenvolvimento sustentável está diretamente relacionada ao valor e à longevidade de um negócio.
“A Natura entende que todos somos interdependentes e que a sociedade compartilha com governos e empresas a responsabilidade de encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Pensamos ser fundamental o engajamento das pessoas no fortalecimento de novos modelos de consumo, fazendo escolhas pautadas em um propósito que seja positivo para todo o planeta.
Acreditamos que os cearenses se identifiquem com as nossas crenças, além de prezar por produtos que façam bem para o meio ambiente sem ter que abrir mão de máxima performance, naturalidade e sensorialidade. Nos sentimos muito honrados com esse reconhecimento, que fortalece ainda mais a nossa jornada de geração de impacto social, econômico e ambiental positivo”, diz o diretor.
A Ypê é uma empresa brasileira que tem mais de seis mil funcionários e é líder em categorias do segmento de limpeza. Possuindo uma ampla linha de produtos destinados aos cuidados com a casa, roupa e corpo, a empresa tem sua matriz em São Paulo (SP) e conta com mais quatro unidades em Anápolis (GO), Goiânia (GO), Salto (SP) e Simões Filho (BA).
Um dos projetos da empresa é a parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, chamado de Florestas Ypê. Iniciado em 2007, o projeto tem o objetivo de preservar mananciais e consiste no plantio de mudas de árvores nativas em regiões de mata ciliar. Em 2020, foi atingida a marca de 1 milhão de mudas plantadas em áreas de preservação permanente e de reserva legal.
Outras marcas citadas na pesquisa foram a Nestlé (1,8%), Greenpeace (1,6%), Ecofor e Ibama (com 1% cada), entre outras menos lembradas. No recorte de classes A e B não há vencedores em decorrência dos baixos índices. É na classe C que tanto a Natura quanto a Ypê atingem os melhores índices, com 5,9% e 4,4%, respectivamente. Em relação à taxa dos que não souberam nomear uma marca, houve um crescimento no percentual, tendo atingido na pesquisa atual 60,2%.