Após dividir a liderança com Casas Bahia na pesquisa pas- sada, a marca Magazine Luiza assume a liderança na categoria Loja de Eletroeletrônico, passando de 27,6% das menções, no levantamento 2020-2021, para 31,4% na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2021-2022. Esta é a segunda vez que Magazine Luiza é a vencedora da categoria em 13 edições. A Casas Bahia ficou em segundo lugar, ao receber 20,4% das menções. Em seguida, aparecem Americanas (4,7%), Zenir (4,6%), ibyte (4,1%) e Rabelo (3,3%).
A taxa dos que não souberam informar o nome de nenhuma loja de eletroeletrônicos é a mais baixa já registrada na história da pesquisa, um total de 5% dos entrevistados. No levantamento anterior, o índice obtido foi de 8%.
A empresa Magazine Luiza ou, simplesmente, Magalu, é listada no Novo Mercado da B3, desde 2011. Possui 1.300 lojas em 21 estados do País e conta com mais cinco marcas on-line: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos e Estante Virtual. Atualmente, o Magalu emprega mais de 47 mil funcionários.
“Redirecionamos a estratégia de mídia para nosso super app e adequamos a comunicação, mas mantivemos um mix de meios, pois entendemos que uma estratégia transmídia faz mais sentido no contexto atual. Com a pandemia, aceleramos a nossa vocação para ser um ecossistema de compras e vendas na internet”, ressalta a diretora de marketing do Magalu, Ana Paula Rodrigues.
Chama a atenção o desempenho da cearense Zenir, com 4,6% das menções. É praticamente idêntica à marca obtida pela Americanas (4,7%). Zenir é uma rede em franca expansão na Capital, após ser fundada em Iguatu (CE) e se consolidar no Interior. Outra cearense com desempenho relevante é a ibyte, vencedora da categoria Loja de Informática.
A Rabelo, que permaneceu como campeã por 11 anos seguidos, no levantamento atual foi lembrada por 3,3% dos entrevistados. Em 2020, este número era 5,2%.