Quando se fala em hospital, as três marcas mais lembradas pelos cearenses são Hospital da Unimed, em referência ao Hospital Regional da Unimed (HRU), Instituto Dr. José Frota (IJF) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF), cada um com 12,7% das menções espontâneas, na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2021-2022.
No levantamento anterior, 2020-2021, o Hospital da Unimed foi o único vencedor, com 13,6%, enquanto IJF e HGF tinham, respectivamente, 9,8% e 8,3%. O maior vencedor desta categoria, considerando as 13 edições realizadas, foi o IJF com 11 topos, seguido pelo HRU com cinco.
Os entrevistados citaram tanto Antônio Prudente (7,6%) como Hapvida (4,7%), sendo que ambas as respostas, provavelmente, fazem referência ao mesmo local: o Hospital Antônio Prudente é a principal unidade de atendimento do Hapvida.
Segundo a superintendente do IJF, Riane Azevedo, o resultado positivo do hospital é reflexo da posição de referência em casos de assistência às vítimas de traumas ósseos e vasculares de alta complexidade, queimaduras, intoxicações agudas, lesões oculares e ingestão ou aspiração de objetos. “Durante a pandemia, o IJF tornou-se referência na abertura das unidades especiais para o acolhimento e tratamento dos pacientes com graves complicações causadas pelo coronavírus em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de forma integrada e humanizada”, declara a superintendente.
O presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, afirma que o esforço durante a pandemia do coronavírus é uma das razões para o destaque. “Esta forma de reconhecimento nos deixa felizes e confiantes de que estamos no caminho certo e que a população está percebendo o nosso esforço e a coragem para enfrentar esse momento difícil que nossa sociedade está vivendo”, afirma Leite.
Para o diretor-geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo, o indicador chamado de “giro de leito” possibilita a maior eficiência do hospital, proporcionando celeridade nos tratamentos. “Ficamos felizes com esse reconhecimento. O HGF é um hospital de mais de 60.000 m² e com mais de 4.500 profissionais que dão aqui o seu sangue, sua contribuição diuturnamente”, destaca o diretor.
Segmentando os resultados, percebe-se diferença nas menções a cada um deles: enquanto o HRU é o mais lembrado entre os respondentes com ensino superior (25%), IJF e HGF são os mais citados entre as pessoas com ensino fundamental (19% e 18%, respectivamente). Assim como a escolaridade, o pódio é semelhante quando se analisa a renda dos entrevistados: o HRU é o mais citado entre as classes A e B (26%), seguido do Monte Klinikum (9,7%), IJF (8,2%), São Mateus (7,8%) e Antônio Prudente (6,6%).
Os demais hospitais lembrados pelo público geral foram São Mateus (4,4%), São Camilo (4,2%), Monte Klinikum (3,7%), UPA (2,6%) e São Carlos (2,4%), entre outros. A fração que não soube dizer o nome de nenhum hospital oscilou de 3,7%, em 2020, para 5,6%, nesta edição.