Pela primeira vez na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, quatro marcas compartilham a liderança da categoria Top do Top, que revela a marca que vem à cabeça do entrevistado quando se fala em produtos ou serviços, sem especificar a categoria. Samsung (6,7%), Coca-Cola (5,3%), Nestlé (5%) e Ypê (4,6%) estão tecnicamente empatadas em função da margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
As vencedoras possuem atuação em todo o território nacional, com histórias que se iniciaram há décadas. Com mais de 30 anos no Brasil, a Samsung é um dos principais players do segmento de celulares, com modelo de negócio também voltado para a venda direta. No Ceará, a sul-coreana conta com uma estrutura composta por uma rede de lojas espalhadas pela Capital e Interior.
Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, associa o sucesso ao compromisso que a marca desenvolve com o consumidor. “Acreditamos que quem constrói a reputação de uma marca são pessoas que assumem o compromisso de entregar os melhores resultados, nas mais diferentes frentes de atuação”, explica.
Já um dos fatores que contribuem para a Coca-Cola ser líder é o empenho em desenvolver ações voltadas para o marketing sensorial, explica a vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil, Poliana Sousa. “Temos um olhar cuidadoso e buscamos inovar a nossa conexão com as pessoas através de novidades e diferenciais na comunicação, principalmente estando presente em momentos que geram lembranças inesquecíveis, como o Natal, por exemplo, mas também nos momentos do dia a dia.” A Solar Coca-Cola é responsável pela fabricação, comercialização e distribuição de bebidas nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Apesar do excelente resultado na pesquisa, esta é a terceira vez em que a Coca-Cola não é campeã isolada na categoria Top do Top. Em 2006 e em 2011, a marca dividiu o título com a Nestlé.
Declarando-se a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, a Nestlé atua em 190 países. Seu portfólio inclui mais de 2 mil marcas, muitas delas icônicas como Ninho, Farinha Láctea, Nescafé, Leite Moça e Maggi. Em nota, a empresa diz que respeita as particularidades de cada região e acompanha cada estado brasileiro de forma atenta, por meio de pesquisas e levantamentos de mercado realizados internamente.
Outra conhecida de longa data, a Ypê consolidou-se como marca lembrada em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, com abrangência em território nacional e fora dele, a partir de exportações para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio. Possui 70 anos e detém as marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex.
Gabriela Pontin, vice-presidente comercial e marketing da Ypê, lembra que qualidade e acessibilidade dos produtos não bastam. “Hoje em dia, as pessoas buscam produtos mais sustentáveis e são preocupadas com a reputação e atuação das empresas. Este momento nos faz refletir sobre os caminhos a seguir e aumenta nossa responsabilidade em corresponder a expectativa dos nossos clientes e consumidores cearenses de maneira consistente.”