Na categoria Perfumaria e Cosmético, a marca O Boticário é líder na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Nesta edição, foram 48,2% das menções espontâneas. A marca alcança índices de lembrança mais altos entre a faixa etária de 26 a 40 anos (58,8%) e entre os que estudaram até o ensino superior (59,1%).
Inaugurada em 1977, em Curitiba (PR), a marca está presente em 15 países, soma mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. No Ceará, são cerca de 130 pontos de venda. O gerente regional do O Boticário no Ceará, Adriano Damasceno, afirma que a comunicação é pensada de forma regional.
“Buscamos entender, em cada praça, que tipo de mídia, que ferramentas fazem mais sentido para conversar com o consumidor de cada praça. Procuramos conhecer e conversar de forma personalizada com o consumidor cearense. Entendendo o que tem relevância para ele. Acredito que um prêmio como este é resultado dessa proximidade, desse olhar regional e do cuidado em cada detalhe e na busca de qualidade e excelência em tudo que fazemos”, afirma Damasceno.
A Natura, maior empresa brasileira certificada pelo Sistema B, apresentou 16,9% de lembrança. A certificação, obtida desde 2014, atesta compromisso da organização com o desenvolvimento sustentável. A Avon (11,3%), Jequiti (7,7%) e Hinode (1,7%) estão entre as outras perfumarias citadas.
O Grupo Natura anunciou em janeiro de 2020 conclusão da compra da Avon Products. O Conselho de Administração da empresa aprovou a incorporação da fabricante norte-americana criando o quarto maior grupo de beleza do mundo. A Avon, aos 130 anos, foi avaliada em cerca de US$ 2 bilhões.
A porcentagem que não soube informar o nome de nenhuma perfumaria e cosmético recuou de 8,1%, em 2016, para os atuais 3,5%. No recorte para a classe AB, o ranking de marcas é semelhante, exceto as duas últimas, que trocam de posição: O Boticário (52,8%), Natura (13,2%), Avon (6,6%), Hinode (2,9%) e Jequiti (2,1%).