A Coca-Cola é, novamente, líder na memória das pessoas quando se fala em refrigerante, com 77% das menções na atual edição da pesquisa, mas sofreu ligeira queda. Foram 78,2% no ano passado. A marca segue isolada na liderança, tendo vencido todas as edições da pesquisa. Com índice inferior à líder, está Antarctica (9%), marca que compõe o portfólio da Ambev. Acredita-se que os entrevistados queiram se referir a Guaraná Antarctica. Na sequência, estão Fanta (6,2%) e Pepsi (1,3%). O quinto lugar é ocupado pela marca cearense Mais Sabor (0,8%), fundada em 1998 pelo industrial Francisco Carvalho Soares. Outra marca cearense que se destaca é a São Geraldo (0,7%), que, na pesquisa com o a classe AB, ocupou a quarta colocação com 1,2% de recall, acima da gigante Pepsi, com 1,1%.
A primeira colocada no ranking de refrigerantes também é líder nas menções na categoria Top do Top. Rodrigo Assunção, diretor de marketing e planejamento Estratégico da Solar Coca-Cola, diz que, além do sabor, um dos diferenciais da marca é a compreensão das peculiaridades e das preferências de cada consumidor. “Apesar de global, temos uma preocupação muito grande em nos manter culturalmente relevantes regionalmente.” A forma como a Coca-Cola se comunica com os clientes também é ressaltada por Rodrigo. Ele frisa que a marca trabalha online e offline de forma integrada, “pensando em conteúdos 360°”. “A Coca-Cola Brasil foi uma das primeiras empresas de alimentos e bebidas a interagir no ambiente de redes sociais no mercado brasileiro, e pioneira ao criar uma plataforma de Real Time Marketing”, ressalta.
Já o Guaraná Antarctica teve sua fórmula secreta criada nos idos de 1921, com o início da produção e da comercialização.