A Oi segue sendo líder absoluta na categoria há 11 edições da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. A marca oscilou positivamente em relação ao último levantamento, com 74,3% das menções (era 71%), sendo que, em 2013, a marca alcançou seu maior índice, 75,9%. A seguir, aparece TIM, que observou uma queda nos resultados, passando de 20,4% para 18,5%. Claro foi lembrada por 3,6% dos entrevistados, seguida pela Vivo, com 2,4%. Outras marcas não atingiram 1% cada. A taxa dos que não se lembram de nenhuma marca de operadora de celular é a menor já registrada, 0,5%.
Segundo dados da Oi, a empresa investiu cerca de R$ 82 milhões no Ceará, entre janeiro e setembro de 2015. A operadora afirma que está priorizando investimentos nas redes de telecomunicações como uma das estratégias do plano de transformação operacional. Entre janeiro e outubro de 2015, a companhia instalou 7.535 novas portas de acesso à internet banda larga no Estado. No período, também foram implantados 45 novos sites de telefonia móvel 2G, 3G e 4G. “A Oi tem uma postura de aproximação com os clientes para entender o que eles querem e preferem através de realização de pesquisas”, ressalta Edilberto Gomes da Costa, diretor de vendas e varejo da Regional Ceará.
Atualmente, a TIM é líder de market share (participação total de mercado) no estado do Ceará, liderando uma fatia de 34%. Em 2015, cidades cearenses receberam reforço na capacidade dos serviços de dados por meio da implantação do projeto de fibra ótica conhecido como MBB (Mobile Broadband), permitindo acelerar o acesso via banda larga 3G aos conteúdos da internet. “Registramos um crescimento de quase 3% na participação total de mercado do Ceará, obtendo o maior resultado ano contra ano dentre todas as operadoras que atuam no Estado”, conta a gerente de trade marketing da TIM Nordeste, Juliana Marcolini.