A Casa Pio foi a loja de sapatos mais lembrada pelos cearenses, contabilizando 59,1% de recall dos entrevistados, mas já foi melhor. Em 2006 atingiu 72,2%. Presente no mercado há 88 anos, a Casa Pio tem mantido modernidade, simplicidade e acessibilidade de seus produtos como princípio orientador do setor de compras, de acordo com o diretor-presidente, Clóvis Rolim. “Assim, formamos a nossa marca e procuramos mantê‑la por meio de um planejamento comercial dinâmico e atual e que segue as tendências da moda”, acrescenta.
A rede possui 41 lojas no Brasil, sendo 23 delas localizadas em Fortaleza, dez em Recife (PE), e oito em João Pessoa (PB). A marca ainda, de acordo com Clóvis Rolim, utiliza a TV como principal meio de comunicação, em que, durante o ano, veicula anúncios e campanhas nas principais datas comemorativas.
Em segundo lugar na categoria, está a Sapataria Nova, com 13,9% das lembranças dos entrevistados. Há 13 anos atuando no mercado cearense, a rede de lojas de sapatos tem 15 lojas distribuídas por Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. A empresa considera que o bom resultado é parte de um contínuo trabalho de planejamento de fortalecimento da marca, sustentado em dois pilares primordiais: bons produtos e preços acessíveis. “Temos uma comunicação direta, de grande impacto visual e que fala com uma ampla fatia do universo feminino em todos os lugares onde elas estão, resultado de um mix de mídia on e offline”, afirma Eliziane Colares, diretora de planejamento da Advance, agência responsável pela comunicação da marca.
Outras lojas ainda foram lembradas no ranking geral: a BanBan calçados, com 8% dos votos; a Esposende, com 3,8%; a Centauro, com 1,8%. O índice dos entrevistados que não souberam responder é de 3,8%.