Lanchonete

gráfico - top of mind 2016-2017 - lanchonete

Pela terceira vez, o McDonald’s vence a categoria Lanchonete, com índice de 22,3%, resultado próximo ao alcançado na pesquisa anterior, quando registrou 23,1%. O Habib’s aparece na sequência, com 11,1%, seguido pela cearense Bebelu, com 6,2%. Ao considerar o resultado obtido a partir das respostas dos entrevistados das classe AB, há uma inversão entre o segundo e terceiro lugares: a marca Bebelu foi lembrada por 9,9% e Habib’s por 8,1%.


Vencedora absoluta da categoria, a rede norte-americana McDonald’s está presente no Brasil desde 1979, quando inaugurou a primeira loja no Rio de Janeiro. Atualmente, a rede possui mais de 33 mil restaurantes, distribuídos por 119 países.


O Habib’s, vice-líder na categoria, afirma ser a maior rede de fast-food de culinária árabe do mundo. O grupo atribui o sucesso ao sistema inovador de franquias, aos preços acessíveis e ao conceito de alimentos padronizados.


Ocupando o terceiro lugar entre o público geral, Bebelu avança uma posição no ranking, quando se leva em conta apenas os consumidores da classe AB. Para este público específico, ocupa a vice-liderança com 9,9%, frente ao índice de 8,8% alcançado no ano anterior. No mercado há 30 anos, surgiu no bairro Monte Castelo, em Fortaleza, ainda com o nome Babalu. Agora, a rede conta com 80 lojas presentes em 16 estados brasileiros, conquistou o selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising e é reconhecida como uma das cinco melhores franquias do segmento no Brasil.


A marca cearense Duda’s (3,3%) ficou à frente de nomes nacionais como Bob’s (2,6%) e Subway (2%).


Apesar dos resultados alcançados pelas marcas na pesquisa geral, a maior parte dos entrevistados (31,8%) afirmou não lembrar nenhum nome quando se fala em lanchonete.


gráfico porcentagem classe AB - top of mind 2016-2017 - lanchonete

gráfico porcentagem comparativo do total - top of mind 2016-2017 - lanchonete