Com crescimento de seis pontos percentuais, a Universidade de Fortaleza (Unifor) isola-se na liderança na categoria Faculdade. A marca passou de 15,8% de recall na edição passada para 21,9% das menções na edição atual, superando a Universidade Federal do Ceará (UFC), que liderou a categoria no ano passado e, nesta edição, ocupa a quarta posição do ranking. A UFC caiu 12,8 pontos percentuais, passando de 17,4% para 4,6% no atual levantamento. No segundo lugar da categoria, está a Faculdade Farias Brito (5,7%).
A marca Faculdade Integrada do Ceará (FIC) obteve 5,6% de recall, e Estácio ficou com 4,1%. As duas marcas, contudo, referem-se à mesma instituição, o Centro Universitário Estácio do Ceará. A taxa dos que não se lembram de nenhum nome quando se fala em faculdade oscilou de 17,4% para 22,3%.
A Unifor foi inaugurada em 1973 pelo industrial e primeiro chanceler da instituição, Edson Queiroz. A Universidade está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde há aproximadamente 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental, além de outros núcleos de prática acadêmica e de pesquisa. A visão da marca é ter a preferência regional e estar entre as 10 melhores universidades particulares do Brasil.
O diretor-superintendente da Organização Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, destaca a importância de uma boa comunicação para as marcas do grupo. “A ideia é enfatizar o nosso compromisso com a qualidade, ressaltando sempre cada um dos segmentos que compõem a Organização Educacional Farias Brito: FB Baby, FB Júnior, FB Jovem, FB Vestibular e Faculdade Farias Brito (FFB).”