As marcas Vega e Guanabara seguem líderes no segmento, ocupando o topo do ranking. Em relação à edição anterior da pesquisa, Vega oscilou positivamente de 8,1% para 10,8%, enquanto Guanabara passou de 10,7% para 9,3%. Outras marcas citadas pelos entrevistados foram Fretcar (7,2%), Via Urbana (6,5%), Fortaleza (6,1%), Dragão do Mar (5,9%), Viação São José (4,2%), São Benedito e Vitória (3,1% cada), Santa Maria e Santa Cecília (2% cada), entre outras com índices inferiores. Um quinto (20,1%) não soube ou não se lembra de nenhuma empresa de ônibus.
Quando são consideradas apenas as respostas dos entrevistados da classe AB, a liderança é dividida entre três marcas: Guanabara, Vega e Via Urbana, com 12,2%, 9,3% e 8,1%, respectivamente.
A Vega S/A Transporte Urbano foi fundada em 2002 pelo empresário Francisco Feitosa Albuquerque. A empresa iniciou as atividades operando com dez linhas em circulação, atendendo a apenas uma das sete regionais de Fortaleza, na área de Messejana. Hoje, são 70 linhas de ônibus, que cruzam a Cidade, atendendo a todas as regionais. Segundo balanço da empresa, as linhas mais buscadas pelos clientes são Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu, Av. Borges de Melo I, Parangaba/Papicu e Antônio Bezerra/Messejana.
A Guanabara opera nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste com 188 linhas. No Ceará, são 111 linhas transportando pessoas por diversos municípios. É uma empresa de transporte interestadual e intermunicipal de passageiros, com sede em Fortaleza. Em suas viagens, a marca atende a mais de mil localidades, transportando, em média, seis milhões de passageiros por ano. “A força da marca Guanabara está alicerçada sobre a excelência de seus serviços e seus principais diferenciais: conforto, segurança, conveniência e atendimento cordial e prestativo”, destaca o gerente de marketing da empresa, Rodrigo Mont’Alverne. A Guanabara declara ser líder no Nordeste e uma das cinco maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil. Suas operações foram iniciadas em 1992.