Skol mantém a liderança alcançada na edição anterior da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Apesar de ter oscilado negativamente no atual levantamento, passando de 47,6% para 45,6%, a marca mantém, com folga, o topo do ranking. Antarctica ficou na segunda colocação do segmento, com 13,5% de recall, contra 16,5% do ano passado. Em terceiro lugar, está Brahma, com 12,4% das citações. As três marcas são produtos da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). Outras cervejas lembradas foram Schin (7,5%), Itaipava (7,2%), Kaiser (4,2%) e Heineken (1,8%).“Skol é uma marca jovem, antenada e descolada que preza pela diversão de seus consumidores”, define Fernando Bayeux, gerente de marketing. Para ele, um ponto forte da Skol é a proximidade com o público. Ele exemplifica: a realização e o apoio de eventos ligados à música é uma das formas de se aproximar e de dialogar com o público-alvo. “Skol também é a marca que mais apoia o forró, ritmo mais tradicional no Estado. O incentivo às bandas e aos eventos forrozeiros representa a irreverência da marca.” Em nível nacional, a marca participa de grandes festivais, como Lollapalooza e Tomorrowland. “Nós estamos cada vez mais perto do nosso consumidor, que é especialista em diversão e quer aproveitar cada segundo”, complementa.
A presença na vida dos consumidores é algo também apontado pela Antarctica. “Mais do que vender produtos, queremos sempre proporcionar experiências e apoiar movimentos que conversem com os pilares da marca e seu público”, destaca Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de Antarctica. “O consumidor cearense valoriza a autenticidade, a cultura, e acreditamos que, por isso, aconteça essa identificação.”