O XIV Festival de Teatro de Fortaleza tem início a partir desta segunda-feira, 24, e segue até o dia 4 de novembro, com mais de 40 espetáculos teatrais apresentados em diferentes pontos da Cidade.
O tema desde ano é "A Cidade como Palco". A programação é gratuita e se divide em três mostras: Fortaleza em Cena, Interbairros Novos Olhares e Ações Espetaculares e Formativas em Escolas Públicas Municipais.
O programação começa na escola Maria da Hora (Autran Nunes) com o espetáculo As peripécias do bode Ioiô, de Evan Teixeira e depois Quebrando o Silêncio do Medo, do grupo Bando Somos Todos Marias. Já a Mostra Fortaleza em Cena apresenta às 20 horas, no Teatro Municipal São José (Centro) o espetáculo “E.L.A”, de Jéssica Teixeira.
Após a apresentação no Festival de Teatro, o espetáculo da atriz Jéssica Teixeira inicia sua turnê, que passará pelas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Rio Branco (AC), além de Istambul, na Turquia, onde participará do Festival Mulheres Escritoras de Teatro.
A edição 2022 do Festival terá sua abertura oficial na quarta-feira, 26, às 17 horas, em um cortejo que terá concentração na Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, e seguirá até o Teatro José de Alencar.
O percurso conta com as atrações: Banda Fanfarra, artistas circenses do Grupo Teatro Plural, além de artistas participantes do Festival.
Na sequência, às 18 horas, será encenado, no palco do Teatro Municipal São José, o espetáculo “Tempo Temporão, o Terreiro de Catirina”, de Edméia Tutti e Amália Morais.
Nesta terça-feira, 25, a programação ocorre na escola Maria Odete da Silva (Messejana), às 10 horas, com o espetáculo “Era uma vez… O Reino que eu quero!” de Rebeka Lúcio e segue, às 15 horas, com “Oficinas de turbante: entre amarrações e estórias” com o grupo Cida Araújo.
Já na quarta-feira, 26, os espetáculos ocorrem na escola Antonieta Cals (São João do Tauape): às 10 horas será apresentado “Hoje atravessei uma fenda” de Lobalaloba, seguido às 15 horas por “Ser tão Ceará” de Bandeira das Artes.
A escola Dep. Roberto Mesquita (Vila Velha) também recebe dois espetáculos nos mesmos horários, 10 horas e 15 horas, na quarta-feira, 27: “De algum lugar para lugar nenhum” do Grupo Olho Mágico e “Encruzilhada mulher - do sagrado da cena ao sagrado do terreiro de Umbanda e Candomblé nas produções dramatúrgicas” do grupo Bando Somos Todas Marias.
A programação da semana termina na sexta-feira, 28, na escola Expedito Parente (Siqueira): às 10 horas com o espetáculo “As Aventuras do João Sortudo” da Cia Prisma de Artes; e às 15 horas com “Improvisação Teatral” de Nairton Santos.
A Mostra tem início nesta segunda, 24, com o espetáculo “E.L.A” de Jéssica Teixeira, no Teatro Municipal São José (Centro).
Já na terça-feira, 25, às 19 horas, quem sobe ao palco do Teatro Municipal Antonieta Noronha (Centro) é o Outro Grupo com o espetáculo “Jango, Jezebel - onde estavam as travestis na Ditadura Militar”. O Cuca Pici (Pici) recebe o espetáculo “Isso não é um Manifesto” do Núcleo de Estudos da Performance na quarta-feira, 26, às 18 horas.
A programação tem início na terça-feira, 25, às 19 horas, com o espetáculo “Avoa, Acauã, Avia Maria!” da Cia Animatunes no Cuca Mondubim (Mondubim). Já na quinta-feira, 27, às 17 horas, o Coletivo Inflamável apresenta “Margarida Contra Tanques” na Praça do Teatro Municipal São José (Centro).
Fechando a programação, na sexta-feira, 28, às 17 horas, ocorrem dois espetáculos: “Avoa, Acauã, Avia Maria!” da Cia Animatunes (Largo do Mincharia - Praia de Iracema); e “Apavoração” de Procura-se Marly (Centro Cultural Belchior - Praia de Iracema).